contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Câmara de Implantes avaliará casos apontados pela ANS

 

Durante a reunião da Câmara Técnica de Implantes realizada na última sexta-feira, dia 28 de julho, na sede da Associação Médica Brasileira, em São Paulo, foi decidido que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) encaminhará ao grupo a relação dos procedimentos envolvendo implantes em todas as áreas da medicina que têm sido questionados com mais freqüência.

 

De acordo com o representante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), Luiz Carlos Sobania, que presidiu a reunião, a Câmara Técnica irá então decidir sobre a formatação de diretrizes relativas a esses procedimentos, bem como de estudos específicos sobre os materiais apontados.

 

Além disso, após trabalho conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, irá produzir um banco de dados sobre o uso de próteses do quadril e as revisões efetuadas no País a respeito do tema.

 

Ainda durante o encontro, o grupo decidiu agendar uma reunião com a deputada Maninha (PSOL/DF) para debater o Projeto de Lei 6313/2005, de sua autoria, que dispõe sobre os requisitos essenciais dos implantes cirúrgicos e estabelece a notificação compulsória das falhas detectadas em implantes, entre outros aspectos.

 

O grupo continua aguardando que o Conselho Federal de Medicina (CFM) publique resolução instituindo o Manual de Boas Práticas de Recepção de Produtos para a Saúde de Uso Cirúrgico em Centro de Materiais, elaborado pela Câmara Técnica e já aprovado pelas Sociedades de Especialidade.

 

Também participaram do encontro Sérgio Okane (Sbot), Júlio Torres Rufino (CFM), Sebastião Variane (Unidas), Tomaz Puga Leivas (Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo), Jorge Luís Carvalho (ANS), Sérgio Madeira (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes), José Carlos Veiga (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia). Suel Abujamra (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), Fabio Jatene (Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica) e Sérgio Meirelles (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular). A próxima reunião está prevista para 25 de agosto.