contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Cartão BNDES financia acreditação de laboratórios clínicos


Os laboratórios clínicos que desejarem participar do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) podem usar o Cartão BNDES para financiar em até 36 meses o investimento com inscrição no programa e manutenção do certificado.
O Cartão BNDES oferece para as micro e pequenas empresas uma linha de crédito rotativo e pré-aprovado de até R$ 250 mil, com juros fixos, sem custo de contratação ou anuidade e sem necessidade de seguro ou garantias reais.
O PALC é uma das instituições acreditadoras reconhecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como fornecedora de serviços que podem ser financiados pelo Cartão BNDES. Em 2008, a SBPC/ML foi convidada para participar do Comitê Técnico da ANS para desenvolver o projeto de credenciamento de instituições acreditadoras de laboratórios clínicos e hospitais. Em dezembro, o BNDES incluiu a acreditação como um produto disponível através de seu cartão.
”Este é um bom caminho para incentivar a acreditação dos laboratórios que se interessam pelo PALC mas encontram barreiras financeiras. Também é uma oportunidade para o crescimento do Programa da SBPC/ML”, diz a diretora de Acreditação da SBPC/ML, Paula Távora.
O Cartão BNDES financia as fases de obtenção e manutenção do certificado de acreditação, mas não inclui os serviços de consultoria e treinamento que forem necessários para a empresa se preparar. Para obter o cartão é preciso acessar o site
www.cartaobndes.gov.br, preencher a proposta de solicitação, imprimi-la e entregá-la, junto com os documentos necessários, em qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Bradesco – bancos autorizados pelo BNDES a emitir o cartão, que é fornecido nas bandeiras Visa e Mastercard.

Dez anos de acreditação
Acreditação é um processo voluntário em que uma instituição, governamental ou não, avalia um laboratório através de uma auditoria e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos, a acreditação pretende garantir a qualidade dos serviços prestados. A acreditação no Brasil não é obrigatória. O laboratório pode escolher o órgão acreditador, baseando-se em sua credibilidade, experiência e no conhecimento técnico de seus auditores.
Criado em 1998, o PALC, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), é o maior programa de acreditação de laboratórios clínicos do Brasil. Ele também tem reconhecimento internacional. Auditores do Programa já foram convidados a dar cursos em países da América Latina e para membros da Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU.
A acreditação PALC é feita por pares, isto é, profissionais com experiência em laboratórios clínicos – médicos patologistas clínicos, farmacêuticos-bioquímicos e biomédicos. Atualmente, o Programa da SBPC/ML tem mais de 20 auditores em diversos estados do país.
O site da SBPC/ML (
www.sbpc.org.br) apresenta mais informações sobre o PALC e a lista atualizada de laboratórios acreditados pelo Programa.