O evento começou com entrega de troféu para os homenageados, o primeiro foi o Dr. Olympio Távora que recebeu das mãos do Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Esse que em seu discurso disse que teve a honra de receber em primeira mão um exemplar do livro do Dr. Olympio Távora, e ainda aproveitou a ocasião para comentar sobre a situação da saúde no Brasil. “Sabemos da situação atual da saúde, mas quero dizer que precisamos estabelecer nova ordem para o financiamento do setor. O próximo ano será de ainda mais trabalho, mas sei que vamos conseguir grandes melhorias para o setor saúde”.
Ainda durante a noite tiveram vários outros homenageados, como o Dr. Tércio Kasten, presidente da CNS; o Dr. José Carlos Abrahão, diretor-presidente da ANS; Waleska Santos, presidente da Hospitalar; dentre outros.
Após as homenagens aconteceu o lançamento do livro “Um século de Saúde no País – Avanços e Retrocessos”, do autor Olympio Távora. Esse que em seu discurso comentou que foram 62 anos trabalhando na área da saúde. “Tenho muitas histórias desses vários anos que estive no setor e quis escrever esse livro para mostrar a visão de quem trabalhou lá dentro”.
E para encerrar a noite teve a entrega da premiação aos vencedores do Prêmio Synapsis, que tem como objetivo premiar trabalhos que contribuam para o debate sobre a Saúde no país.
Os jurados que escolheram os vencedores foram:
– Alex Gusmão – Editor-chefe e âncora do jornal SBT Brasília
– Evandro Nogueira – Coordenador de jornalismo da Verdes Mares AM e âncora dos programas Sábado Show e Domingo Legal, em Fortaleza
– Leonardo Mota – Diretor e editor do portal de notícias Carta Polis
Os vencedores do prêmio foram:
– Categoria Impresso: Cristiane Segatto – Revista Época
– Categoria Internet: Ana Carolina Vicentin – Revista AzMina
– Categoria TV: Victor Sá – Tv Bandeirantes
– Categoria Rádio: Eduardo Matos – Rádio Gaúcha