O Conselho Regional de Medicina do Paraná realiza na próxima quarta-feira, dia 20, as eleições para composição do quadro de conselheiros e de delegados representantes das suas 11 unidades regionais. O pleito é marcado pelo consenso, com chapas únicas. Quase 13.500 médicos estão em condições de voto em todo o Paraná, sendo que 72% deles terão acesso a urnas eletrônicas, resultado de convênio firmado pelo CRM com o Tribunal Regional Eleitoral. O voto informatizado será possível aos médicos domiciliados em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Nas demais regiões, a votação, que é dupla, será nas Delegacias do Conselho e através de carta-resposta, pelos Correios.
Curitiba, que conta com 6.780 médicos, terá 18 seções e sete zonas eleitorais. Nove das seções estão instaladas na sede do CRM, no bairro Vista Alegre. Os hospitais Evangélico, Pequeno Príncipe e Clínicas terão duas seções cada, para receber os votos somente de médicos que fazem parte de seus corpos clínicos. Os hospitais Cajuru, Santa Casa e Nossa Senhora das Graças terão uma urna cada. Os profissionais domiciliados nos municípios da Região Metropolitana e litoral votam pelos Correios.
A chapa “União Médica” tem 42 candidatos a conselheiros titulares e suplentes para o quinqüênio 2003/2008. A posse será em 1.º de outubro, quando ocorre a indicação dos diretores. Nas delegacias são cinco titulares e igual número de suplentes, com a posse também ocorrendo em outubro. O voto é obrigatório, sendo facultativo somente para médicos com mais de 70 anos. Os profissionais inscritos em mais de um Conselho ou que integram mais de um corpo clínico de hospital votam apenas uma vez. Para os faltosos, a justificativa deve ser apresentada até 29 de agosto, sob pena de aplicação de multa.
A apuração pela Comissão Eleitoral será iniciada às 20h de 20 de agosto, logo após concluído o prazo para votação e de coleta de material postado. Na Capital, os médicos votam somente para conselheiros, o mesmo ocorrendo nos municípios da RM e litoral, embora neste caso seja através de correspondência. Nas demais cidades, inclusive nas sedes de delegacias, a votação é dupla – para conselheiros e delegados -, podendo ser informatizada ou manual. O Conselho de Medicina do Paraná tem 46 anos e atualmente é presidido por Luiz Sallim Emed, professor da PUC e diretor da Santa Casa.