O principal motivo das dificuldades na negociação entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde é a falta de comprometimento das partes na busca efetiva de uma solução para o conflito. “A prática da arbitragem ou mesmo da mediação, por elemento estranho, ainda é pouco ou nada utilizada no Brasil. O objetivo desse tema é instrumentalizar os negociadores para a sua utilização e para a obtenção dos resultados esperados”, explica a assessora Jurídica da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS) e membro da comissão científica da 3. Jornada sobre Aspectos Legais para Administradores e Advogados da Área da Saúde, Maria Helena Mendonça.
O evento acontece no próximo dia 22 de junho, no Expor Center Norte, em São Paulo, das 8h30 às 14h30, paralelamente à Hospitalar 2006, com promoção da FENAESS, Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SINDHOSP) e Hospitalar.
Além do tema Convenção de Arbitragem: A Solução para os Conflitos Contratuais entre Hospitais e Operadoras de Planos de Saúde, a 3 Jornada abordará A Emenda Constitucional N 45: A Nova Competência, que ampliou a competência da Justiça do Trabalho para apreciar todos os litígios decorrentes da relação de trabalho; e A Interferência do Judiciário na Internação e Procedimentos Hospitalares.
Programa do evento, informações e inscrições até 11 de junho nos sites www.sindhosp.com.br e www.hospitalar.com. Após essa data somente no local, mediante disponibilidade de vagas. Informações também pelo tel 11 3221-9333, com Fabíola ou Nívia.