Tremores que só acontecem quando se está em repouso, movimentos cada vez mais lentos, que dificultam a realização de tarefas simples como abotoar uma camisa ou amarrar os sapatos são apenas alguns dos sintomas do Mal de Parkinson.
Podendo facilmente ser confundida com outras doenças, principalmente nos estágios iniciais, o Parkinson merece atenção especial, pois acomete em geral pessoas idosas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população acima dos 65 anos sofre com a doença.
Sem causa definida, o Parkinson é uma doença degenerativa que afeta a capacidade do cérebro em controlar os movimentos. O tratamento é realizado com remédios e, em alguns casos, com cirurgia. Como não se sabe a causa específica da doença, não existem medidas preventivas. São considerados como fatores de risco a idade e o histórico familiar. Embora ainda não exista uma cura, os tratamentos existentes são bastante efetivos, além de controlarem os sintomas, também retardam o seu progresso.
O Parkinson se inicia de maneira silenciosa, por isso é necessário estar atento a sintomas como cansaço, fraqueza e pequenos tremores, pois um diagnóstico precoce juntamente com o tratamento adequado são essenciais no combate à doença.
Para discutir a doença, os profissionais do Centro de Neurologia do Hospital das Nações, em Curitiba, realizam na quinta-feira (19/05) a terceira etapa do IX Curso Anual em Neurologia. O encontro contará com a coordenação do doutor Georgio Fabiani, neurologista do hospital.
Serviço:
IX Curso Anual de Atualização em Neurologia
Hospital das Nações
Rua Raphael Papa, 10, Alto da XV
(41) 3306-9000
*Vagas limitadas
III etapa: Doença de Parkinson
Coordenação: Dr. Georgio Fabiani
Data: 19/05/2011
Tema: Doença de Parkinson
Próximos temas mensais do curso:
Junho: Dor Neuropática – Abordagem das Neuropatias
Agosto: Epilepsia – Epilepsia de difícil controle
Setembro: Indicações Neurológicas da Toxina Botulínica
Outubro: Distúrbios do Sono
Novembro: Neuroimunomodulação
Dezembro: Distúrbio Cognitivo Leve