contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Cursos de Gestão Hospitalar, Radiologia Médica e Vigilância Sanitária

Parceria com o Instituto Camões beneficia diretores, e funcionários de estabelecimentos de saúde e seus dependentes. Bolsas do ProUni variam de 25% a 100%. As aulas serão realizadas nas unidades das Faculdades Camões do Centro e do Juvevê, em Curitiba

 

 

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná – FEHOSPAR – celebrou convênio com o Instituto de Ensino Superior Camões (IESC), mantenedor da Faculdade de Tecnologia Camões e da Faculdade Camões, para a viabilização de cursos superiores de Gestão Hospitalar, Radiologia Médica e Vigilância Sanitária. A parceria propõe a divulgação do Programa Universidade Para Todos (ProUni) entre os estabelecimentos de saúde paranaenses, o que permite a participação de servidores e seus dependentes na formação das turmas, com possibilidade de acesso a bolsas de 25%, 50% e até 100%, dependendo do enquadramento no ProUni, do Ministério da Educação e Cultura. O número de participantes está limitado a 50 alunos por turma, nos cursos superiores de tecnologia e bacharelado.

O convênio foi firmado no final de novembro pelo presidente da Federação, Dr. José Francisco Schiavon, e a Diretora Geral do IESC, Dra. Melissa Michelotto. O prazo da parceria tem prazo mínimo de dois anos. A Federação terá, entre as suas responsabilidades, a divulgação e promoção dos cursos entre os associados, inclusive os de especialização e pós-graduação, de modo a contribuir para maior acesso ao conhecimento entre os que atuam na estrutura da saúde do Estado. Ao Instituto Camões cabe a realização e coordenação dos cursos, bem como a concessão de bolsa parcial ou total nas mensalidades. O custo médio dos cursos varia de R$ 220 a 330,se descontados os 50% da bolsa do ProUni.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar foi autorizado em maio de 2004 pela Portaria n.º 1.349 do MEC. Sua duração é de dois anos. Surge para atender as necessidades do mercado e qualificar profissionais para atuar na área de serviços de saúde. A graduação permite exercer as seguintes funções: gestores, assistentes administrativos em organizações hospitalares, consultores de organizações de saúde, assessores e consultores de serviços hospitalares, além de projetos hospitalares ou de saúde.

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Médica foi autorizado em março deste ano pelo MEC, conforme a Portaria n.º 665. Tem duração de três anos. Propõe formar profissionais qualificados para atender a demanda de trabalho nas diversas áreas do conhecimento em que podem atuar os Tecnólogos em Radiologia. Permite atuação em áreas como radiologia convencional, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, densiometria óssea, radiologia veterinária e radiologia odontológica.

Vigilância Sanitária é o primeiro curso superior da área autorizado pelo MEC, conforme a Portaria 3.874, de 11 de novembro último. A graduação é em três anos. Visa instrumentar o tecnólogo com aspectos higiênico-sanitário para diagnosticar, conhecer, avaliar e inspecionar estabelecimentos e situações de interesse da saúde, com ênfase nas ações de baixa e média complexidade.

Informações sobre os cursos de graduação e outros de pós-graduação, MBA e especialização, assim como sobre os mecanismos de financiamento do FIES e de inscrição no ProUni, devem ser obtidas com o Instituto Camões, no site www.camoes.edu.br, pelo e-mail Muricy@camoes.edu.br ou pelos telefones (41) 3233-8805 e 3352-1661.