O Conselho Regional de Medicina do Paraná acaba de lançar o 17.º Prêmio Monografia de Ética Médica, edição de 2006 que terá um tema recorrente no cotidiano das pessoas, em especial de médicos, demais profissionais de saúde, religiosos e filósofos: “Morte: Dilemas Éticos do Morrer”. O tradicional certame é aberto a todas as pessoas brasileiras, independente de sua profissão e terá suas inscrições encerradas em 7 de agosto, prazo final para a entrega ou postagem dos trabalhos.
As monografias devem contar com mínimo de 20 e máximo de 30 laudas, com digitação na fonte Arial 12, podendo reunir material ilustrativo. Ao autor do trabalho escolhido em primeiro lugar serão conferidos certificado pela contribuição à atividade médica e premiação de R$ 5 mil em espécie. A monografia também será publicada na Revista Arquivos, do Conselho de Medicina. Ao segundo lugar, se escolhido, caberá certificado e premiação de R$ 2 mil. Também poderá ser conferida menção honrosa e um ou mais trabalhos.
Como tem sido tradição, a premiação ocorre durante os festejos do Dia do Médico, em outubro. A Comissão Julgadora será formada por três pessoas, duas delas indicadas pela Academia Paranaense de Medicina e outra pela Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR. O regulamento do concurso está amparado pela Resolução CRM-PR n.º 21/1987, que está disponível neste site, no link Downloads, dentro de serviços. Outros esclarecimentos sobre o certame estão presentes no cartaz distribuído no meio acadêmico e entidades representativas de profissões, dentre outros locais.
Para saber mais ou dirimir dúvidas, contate o CRM pelos telefones (41) 3240-4033 e 3240-4011, com Gilda ou Krysty, ou envie e-mail para (diretoria@crmpr.org.br).