contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Educação debaterá crise nos hospitais universitários

A Comissão de Educação e Cultura vai promover audiência pública para discutir a reorganização dos hospitais universitários brasileiros. O debate foi solicitado pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e aprovado na sessão de quinta-feira (09/03).
Serão convidados representantes do Ministério da Educação, da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).
No Brasil, há 45 hospitais vinculados ao Ministério da Educação e 109 ligados a entidades filantrópicas e administrações estaduais e municipais.
Crise financeira
A autora do requerimento ressalta que, apesar de desempenharem papel relevante no atendimento à população de baixa renda e no aprendizado de futuros profissionais da saúde, os hospitais universitários enfrentam há anos uma grave crise financeira. Segundo Alice Portugal, essa situação obriga os hospitais a diminuir cada vez mais suas atividades, além de comprometer tanto o ensino
como o atendimento da população.
"A Câmara tem o dever de buscar soluções emergenciais para o problema e contribuir nos processos de reestruturação desses hospitais universitários", afirma a parlamentar.
A data e o local da audiência ainda não foram definidos.