contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Encontro jurídico integra atividades do Congresso Catarinense

Encontro Catarinense de Hospitais

 

Foram mais de 300 congressistas participantes nos três dias de trabalho da 31.ª edição do Encontro Catarinense de Hospitais, da 32.ª edição do Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e do 9.° Congresso Catarinense de Administração Hospitalar, Diretores Clínicos e Enfermagem, realizados simultaneamente com a Feira de Tecnologia, Produtos e Serviços Médico-Hospitalares. Os eventos foram realizados de 15 a 17 de outubro, no Centro Multiuso da cidade de São José,tendo como tema central “Os caminhos da gestão: parcerias para a sustentabilidade”. Na abertura dos eventos ocorreu o lançamento oficial do CONSAÚDE, que passa a ser o Conselho de representação máxima da saúde em Santa Catarina , formado pela Associação (AHESC) e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina, assim como da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas. O Encontro Catarinense de Hospitais teve a participação do presidente da Confederação Nacional de Saúde, José Carlos Abrahão, que fez o anúncio do 36.° Congresso Mundial de Hospitais, que ocorrerá em novembro do próximo ano no Rio de Janeiro. O Paraná esteve representado pelo presidente da Federação e Associação dos Hospitais, Renato Merolli, pelo presidente do SINDIPAR e diretor da FEHOSPAR, Luis Rodrigo Milano, pelo vice-presidente da Ahopar, Benno Kreisel, e pelo assessor jurídico Bruno Milano Centa.

 

Questões polêmicas

 

As entidades sindicais do Sul do Brasil retomaram os encontros ordinários para discutir questões regionais da área da saúde. A iniciativa foi consolidada durante o Encontro Catarinense de Hospitais, com a aproximação da FEHOESC, FEHOSUL e FEHOSPAR visando fortalecer as ações em prol de causas de interesse dos estabelecimentos de saúde da região. Dentre os assuntos que serão retomados na reunião seguinte, já marcada 21 de novembro em Porto Alegre , estão registro único a materiais e medicamentos, liberação de internamentos na saúde suplementar, call center 24h, entrega de prontuários e aumento do valor do DPVAT.

 

Conselho Jurídico da CNS

 

Como atividade paralela ao Encontro Catarinense de Hospitais, foi realizado a reunião de assessores jurídicos, promovido pelo Conselho Jurídico da Confederação Nacional de Saúde (CNS) e que teve a coordenação de Alexandre Zanetti. Bruno Milano Centa, assessor jurídico da Federação dos Hospitais do Paraná, participou dos trabalhos, que teve entre os temas em discussão o projeto de lei que estabelece o salário mínimo do médico de R$ 7 mil, o que por certo poderia inviabilizar a atividade de saúde no Brasil. O encontro foi engrandecido com a participação de advogados de instituições de saúde de toda Santa Catarina. Como grande encerramento, no dia 17 de outubro, o desembargador paranaense Miguel Kfouri Neto brindou os presentes com seus amplos conhecimentos acerca das questões que envolvem a responsabilidade civil de médicos e estabelecimentos do setor. Compuseram a mesa de trabalhos,além do magistrado, o advogado da FEHOESC, Rodrigo Linhares, e o assessor jurídico da FEHOSPAR. O próximo encontro jurídico vai ocorrer no dia 18 de novembro em Gramado (RS), quando será desenvolvido o planejamento de atividades para o ano de 2009.