contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Entidade lista problemas em hospitais universitários

O presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), Alair Benedito de Almeida, listou problemas enfrentados por essas instituições no País. Ele observou, por exemplo, que faltam concursos públicos para esses hospitais, ao mesmo tempo que alguns utilizam metade de sua receita para contratar pessoal.

Essa verba, disse Almeida, deveria ser destinada ao custeio e ao investimento no setor. Esse seria um dos motivos pelos quais os hospitais universitários se concentram muitas vezes nos procedimentos básicos, em prejuízo dos de alta complexidade.

Alair Benedito de Almeida participa, na Comissão de Seguridade Social e Família, de reunião sobre a situação dos hospitais universitários. Na audiência, ele também lembrou que algumas universidades não fazem manutenção física dos hospitais e deixam de pagar contas de luz e água.

Além disso, os hospitais sofrem pressões políticas e têm que lidar com ações judiciais, por exemplo, para implantação imediata de marcapasso em paciente, mesmo sem recursos para tanto.

Ainda segundo o presidente da Abrahue, os hospitais universitários não têm condições de premiar desempenho e arcam com os custos do atendimento a famílias de baixa renda que vêm de regiões mais distantes e gastam com transporte e refeição.