contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Evento internacional da Unesco na sede do CRM-PR, em Curitiba

 

Curitiba será a sede, em agosto, de conferência internacional que vai marcar a apresentação e amplo debate sobre a “Declaração Universal sobre Bioética da Unesco”. O evento vai ocorrer nos dias 17 e 18, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná, entidade co-promotora do evento, ao lado da Sociedade Brasileira de Bioética e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Duas etapas preliminares, em Brasília e São Paulo, terão o propósito de angariar subsídios para o grande encontro em Curitiba, que vai colocar em discussão a Bioética associada a outros temas afins, como direitos humanos, códigos de ética e avanços morais, responsabilidade social e saúde pública e, também, proteção ao meio ambiente, biosfera e biodiversidade.

 

O evento internacional integra o programa de atividades comemorativas aos 60 anos da Unesco, inaugurado em setembro do ano passado e que se estenderá por 60 semanas, terminando em novembro. O Brasil integra a Organização desde 1946, mas conta com a sua sede desde 1964. A Unesco foi criada com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento mundial e, ao mesmo tempo, auxiliar os estados-membros na busca de soluções para os problemas que desafiam as sociedades, com atuação em várias áreas que a identificam como verdadeiro laboratório de idéias devido à visão prospectiva de seus estudos e reflexões, destacando-se na produção e partilha de conhecimentos.

 

Além de reunir alguns dos mais renomados biooteticistas do Brasil, o encontro em Curitiba terá como principais conferencistas a coordenadora da Unesco/México, Dra. Alya Saada; o presidente da Associação de Bioética e Direitos Humanos da Argentina e membro da RedBioética/Unesco, Juan Carlos Tealdi; o coordenador da RedBioética/Unesco e Cátedra de Bioética da Unesco, Prof. Volnei Garrafa; e o presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Prof. José Eduardo Siqueira. A coordenadora da Unesco/Médico vai proferir a palestra inaugural, abordando o tema “Histórico das Declarações Universais da Unesco”. A abertura dos trabalhos caberá ao presidente do Conselho de Medicina do Paraná, Hélcio Bertolozzi Soares, e ao Prof. José Eduardo Siqueira, coordenador do evento.

 

A Dra. Alya Saada conduzirá a cerimônia de encerramento das atividades da conferência internacional, quando será produzida a “Carta de Curitiba”. O evento será aberto a médicos, professores, acadêmicos e profissionais de saúde e de outras áreas, além de estudiosos da Bioética. Além da capacidade do auditório, o Conselho de Medicina vai disponibilizar o espaço do seu Hall, com instalação de telão. Mesmo assim, haverá número limitado de vagas, sendo priorizadas as inscrições prévias, que podem ser feitas em link que estará sendo criado no site do Conselho, por telefone – 41 3240-4026, 3240-4033 ou 3240-4049 – ou ainda por e-mail (diretoria@crmpr.org.br).

 

Haverá transmissão por videoconferência para a Delegacia Regional do CRM de Maringá e, ainda, estando em análise outras alternativas de recepção. Aos participantes será conferido certificado, podendo, ainda, o evento ser referendado entre os reconhecidos pela Comissão Nacional de Acreditação para o processo de recertificação de especialidades. Confira abaixo o programa completo do evento

 

“Declaração Universal sobre Bioética da Unesco”.

“DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE BIOÉTICA DA UNESCO”
DATA: 17 e 18 de Agosto de 2006
LOCAL: Auditório do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre, Curitiba-PR)

17 de agosto
09h – Cerimônia de abertura:
Alya Saada (Coordenadora UNESCO/MÉXICO), Volnei Garrafa (Coordenador REDBIOÉTICA UNESCO, Cátedra de Bioética da UNESCO UnB, SBB), José Eduardo Siqueira (UEL/SBB/ Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR) e Hélcio Bertolozzi Soares (CRM-PR)
09h30 às 10h30 – Conferência inaugural: Histórico das Declarações Universais da Unesco – Alya Saada (Coordenadora UNESCO/MÉXICO)
INTERVALO PARA CAFÉ
10h30 às 11h30 – Conferência n.º 1: Histórico da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco – Volnei Garrafa (Coordenador REDBIOÉTICA UNESCO, Cátedra de Bioética da UNESCO UnB,SBB)
ALMOÇO
14 às 15h – Mesa n.º 1: Códigos de Ética e Avanços Morais. Moderador: Miguel Ibraim Hanna Sobrinho (Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR)
Códigos de Ética Médica e Direitos Humanos – Gabriel Oselka (USP/SBB)
Códigos de Ética e Bioética Clínica – José Eduardo Siqueira (UEL/SBB/Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR) Declaração de Helsinque e a Questão do Duplo Standar – Dirceu Greco (UFMG/SBB)
15 às 15h30 – DEBATE COM PLENÁRIO / INTERVALO PARA CAFÉ
16 às 17h – Conferência n.º 2: Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos: Proteção do Meio Ambiente – Roque Jungues (UNISINOS/SBB)
INTERVALO PARA CAFÉ
17 às 17h30 – DEBATE COM PLENÁRIO

18 de agosto
08h30 às 09h30 – Conferência n.º 4: Declaração Universal sobre Bioética, Responsabilidade Social e Saúde Pública – Volnei Garrafa (Coordenador REDBIOÉTICA UNESCO, Cátedra de Bioética da UNESCO UnB, SBB)
09h30 às 09h45 – INTERVALO PARA CAFÉ
09h45 às 10h45 – Mesa n.º 2: Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos: Vulnerabilidade Humana e de Meio Ambiente
Moderador: Mário Sanches (Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR)
Igualdade, Justiça e Equidade – Dirceu Greco (UFMG/SBB) Diversidade Cultural e Pluralismo – Juan Carlos Tealdi (REDBIOÉTICA UNESCO, Presidente da Associação de Bioética e Direitos Humanos da Argentina)
Proteção do Meio Ambiente, Biosfera e Biodiversidade – Roque Jungues (UNISINOS/SBB)
10h45 às 11h15 – DEBATE COM PLENÁRIO
ALMOÇO
14h30 às 15h30 – Conferência n.º 5: Declaração Universal e Direitos Humanos da Unesco – Juan Carlos Tealdi (REDBIOÉTICA UNESCO, Presidente da Associação de Bioética e Direitos Humanos da Argentina)
15h30 às 15h45 – INTERVALO PARA CAFÉ
15h45 às 16h45 – Mesa n.º 3: Consentimento Informado e Capacitação Humana
Moderador: CRM-PR
Consentimento Informado em Pessoas com Autonomia Reduzida – Gabriel Oselka (USP/SBB)
Redbioética Unesco e Educação Continuada – Alya Saada (Coordenadora UNESCO/MÉXICO)
Comitês de Ética e Bioética – José Eduardo Siqueira (UEL/SBB/Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR)
16h30 às 17h15 – DEBATE COM PLENÁRIO
17h – Mesa de encerramento: Hélcio Bertolozzi Soares (CRM-PR), Alya Saada (Coordenadora UNESCO/MÉXICO), Volnei Garrafa (Coordenador REDBIOÉTICA UNESCO,Cátedra de Bioética da UNESCO UnB, SBB), José Eduardo Siqueira (UEL/SBB/Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR).