contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Evento no Dia da Saúde Mental reúne 300 pessoas em Curitiba

Cerca de 300 pessoas participam das atividades do evento "Saúde mental, cultura e diversidade", nesta quarta-feira (10), no Cenáculo de Adoração ao Santíssimo, no Setor Histórico da cidade. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro.

"A Prefeitura apóia o evento porque conhece essa realidade e investe em ações para ampliar o alcance das oportunidades de tratamento", diz o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci.

Dos oito centros de atenção psicossocial (Caps) da Prefeitura em atividade, quatro foram abertos na gestão Beto Richa e representam a criação de mais de 700 vagas mensais para tratamento de pacientes encaminhados pelas unidades básicas, centros de urgências médicas ou hospitais públicos e conveniados.

Os participantes do evento "Saúde mental, cultura e diversidade" são pacientes da rede de saúde mental da Prefeitura, familiares e amigos de dependentes de álcool e outras drogas e de portadores de transtornos mentais, além de profissionais e estudantes de cursos relacionados à área.

Além de palestras e mesas-redondas, o evento apresenta uma pequena mostra das atividades realizadas pelos pacientes para promover sua reinserção social e econômica, como grupos musicais e de dança e estandes de artesanato.

A costureira M.A.L. expôs os trabalhos manuais que aprendeu a fazer nas oficinas do Centro de Atenção Psicossocial Bairro Novo. Ela freqüenta o local há apenas três meses, para vencer o alcoolismo, e está aproveitando para ensinar as técnicas aprendidas às crianças participantes de um projeto social na Comunidade Gramados, também no Bairro Novo.

"Sou voluntária lá e já ajudei muitas crianças a fazerem os presentes que deram no Dia dos Pais", conta M. Ela pretende voltar à atividade de costureira profissional depois de encerrado o tratamento.

É a mesma expectativa do mestre de obras J.A.D., colega de M. no Caps e no estande do evento. Dantas está no Caps Bairro Novo há 8 meses, também para se livrar ao alcoolismo, e se surpreendeu com o próprio talento para o artesanato. "Nunca pensei que seria capaz de fazer uma coisa assim, que eu sempre admirei muito", disse.

SAIBA MAIS

 

– Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais afetam cerca de 12% da população, enquanto a dependência do álcool e de outras drogas afeta 15% desse universo.

– Em Curitiba, 45,7 mil pessoas são pacientes do Programa de Saúde Mental, por meio da rede composta por unidades básicas, centros de urgências médicas e centros de atenção psicossocial da Prefeitura, hospitais públicos e privados credenciados ao SUS, além de outras unidades ambulatoriais também credenciadas.