O I Fórum Paranaense do Terceiro Setor será realizado na segunda-feira (4 de junho), no auditório da FESP,
“A materialização contábil das ações sociais – Gratuidades” será o tema da palestra de Euclides da Silva Machado, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que visa oferecer orientações fundamentais sobre a questão das gratuidades nas áreas de saúde, educação e assistência social. Carlos Garcia Lorenzo, vice-presidente da Federação dos Contabilistas do RJ, vai falar sobre “A contabilidade fiscal das entidades do Terceiro Setor”, enquanto Gustavo Justino de Oliveira, presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-PR, abordará “Parcerias com o Terceiro Setor e o Estado”.
O presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, Gilberto Amaral, vai apresentar o ultimo painel, à tarde, com a temática “A tributação no terceiro setor e as doações para as áreas social e cultural”. A abordagem envolverá tributos federais, contribuição e doações às entidades sem fins lucrativos.
Narciso Dóro Júnior, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – entidade promotora do fórum com apoio da FESP -, assinala que a contabilidade voltada para o Terceiro Setor é diferenciada da contabilidade comum, utilizada pelas microempresas. “Existe uma complexidade maior. Empresas como ONGs necessitam de muito profissionalismo e transparência no momento da prestação de contas”, diz.. Sergio Manoel Masteck Ramos, diretor-presidente da FESP, chama a atenção para o pleno crescimento do setor e a sua importância para a sociedade, ressaltando que a Fundação está engajada no processo com uma série de ações, inclusive no envolvimento de professores e acadêmicos.
As inscrições para o fórum podem ser feitas até momentos antes do início no site do Sindicato (www.sicontiba.com.br). Para informações adicionais deve ser contatados os fones (41) 3350 8816 e 3077 3553.
Serviço: O auditório da FESP fica na Rua Dr. Faivre, 141, Centro.