contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Hospitais de Curitiba prestam homenagem ao prefeito Luciano Ducci

Na foto, Artur Leal Neto, ex-presidente da Fehospar; Luis Rodrigo Milano, presidente do Sindipar: Hamilton Leal, dirigente fundador do Sindipar há 50 anos; e o prefeito Luciano Ducci.

 

O prefeito Luciano Ducci foi homenageado na noite de segunda-feira (23) em jantar de confraternização dos estabelecimentos hospitalares de Curitiba, marcando os festejos do Dia do Trabalho e também a passagem do cinquentenário de fundação do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Paraná (Sindipar), base de origem da Fehospar. No encontro ocorrido no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, e que reuniu mais de 1,5 mil profissionais da Saúde, a reverência especial ao Chefe do Executivo Municipal decorreu de recente iniciativa que possibilita aos hospitais e clínicas a adequação urbanística, com modernizações em benefício da qualidade do atendimento à população.

“O decreto que o prefeito assinou recentemente, criando um zoneamento urbano especial para os hospitais, foi seguramente o maior avanço que tivemos nos últimos 50 anos”, afirmou na ocasião o presidente do Sindipar, Luis Rodrigo Milano, também vice-presidente da Fehospar e que foi o anfitrião do encontro.

 

Setor especial

O decreto 471/2012 cria no zoneamento urbano o “setor especial hospital e maternidade” e estabelece parâmetros diferenciados de ocupação e uso do solo para a atividade em Curitiba. Com a regulamentação, os estabelecimentos de saúde podem adequar espaços para investimentos em modernização, tecnologia e na melhoria do atendimento aos pacientes. 

“Isto permitiu evoluções no setor e melhor atendimento à população de Curitiba, pois muitas vezes, por conta dos parâmetros técnicos, os hospitais e as maternidades não podiam ser ampliados para avançar em tecnologia e na prestação de serviços à população”, explicou o prefeito Luciano Ducci.

Rodrigo Milano elogiou a sensibilidade do prefeito e de sua equipe ao assinar o decreto. “O prefeito entendeu a necessidade de solucionarmos pendências para que os hospitais prestem atendimento melhor à população. O maior beneficiado foi o paciente curitibano”, garantiu. Ele lembrou que o pleito era antigo e exigiu empenho do prefeito e muitos estudos técnicos para sua viabilização.

 

Homenagens

Na homenagem, Luciano Ducci agradeceu os profissionais que trabalham diariamente nos 33 hospitais de Curitiba. “É o atendimento de qualidade prestado por vocês que coloca Curitiba como referência nacional e internacional na área médica”, disse. O diretor das Unidades Próprias da Secretaria Estadual de Saúde, Charles London, representou o secretário Michele Caputo Neto, que estava em Brasília, e destacou os importantes avanços experimentados na saúde, inclusive na integração Curitiba-Estado. Arthur Leal Neto, diretor técnico do Hospital Santa Cruz e fundador e ex-presidente da Fehospar, também se manifestou exaltando a visão de futuro do prefeito, seu colega de graduação em Medicina, citando como exemplos o programa Mãe Curitibana e o Hospital do Idoso.

O jantar contou com a presença de médicos, dirigentes e colaboradores de hospitais e clínicas de Curitiba. Também estavam presentes os secretários municipais Eliane Chomatas (Saúde), Suely Hass (Urbanismo) e Luiz Fernando Jamur (Governo), a procuradora geral do Município, Claudine Camargo, o presidente da Compagás, Luciano Pizzatto, o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone; o diretor da 2. Regional de Saúde do Estado, Matheos Chomatas e o presidente da Associação dos Hospitais do Paraná, Benno Kreisel. Dentre os dirigentes hospitalares, o Dr. Hamilton Calderari Leal, diretor do Hospital Santa Cruz e um dos fundadores do Sindipar, há meio século, que teve o seu nome destacado no cerimonial.

 

Brindes

O encontro de congraçamento reuniu colaboradores de praticamente todas as instituições hospitalares de Curitiba e teve seu encerramento marcado pelo sorteio de quatro brindes, realizado pelo presidente do Sindipar, Luis Rodrigo Milano, e pela vice-presidente, Eliane Maria Cornelsen. Foram ganhadores Márcia Simone Picken, colaboradora do Hospital Nossa Senhora das Graças; Eugênio Schramm, da Cruz Vermelha; Amanda, do Pequeno Príncipe; e Rogério Cassiano, convidado do Universitário Cajuru.