O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou sexta-feira em Ribeirão Preto (SP) que um grupo de estudos da pasta está analisando uma proposta para a criação de orçamentos para os hospitais filantrópicos que poderão substituir os pagamentos por procedimento, como ocorre hoje.
A maioria dos hospitais filantrópicos do país atualmente passa por crise financeira e alega que isso é causado pela defasagem entre os valores pagos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e os custos dos procedimentos.
A conclusão do grupo de estudos deverá ser divulgada dentro de dois meses, quando o ministério pretende apresentar uma proposta para o setor. “Devemos apresentar uma proposta definitiva que irá envolver os pequenos e os grandes hospitais do Brasil, entre eles os filantrópicos”, declarou.
Com relação à tabela do SUS, Costa afirmou que está em andamento, desde o ano passado, uma revisão dos valores, com um “aumento significativo” no pagamento dos procedimentos de média e alta complexidade, além de internamentos clínicos e exames laboratoriais.
“Em vez de pagar por procedimentos, nós poderemos conceder orçamentos a esses hospitais e essa será a solução definitiva”, afirmou.