Maior evento de negócios do ramo hospitalar no Rio de Janeiro, a feira Hospital Business 2005 será de 14 a 16 de setembro, na Marina da Glória. A 12ª edição do evento espera atrair 10 mil visitantes, entre proprietários e administradores de hospitais, empresários, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, estudantes e entidades que congregam o setor. O Hospital Business deve movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios, nos 2 mil metros quadrados de estandes, que servem de vitrine para o lançamento de produtos, equipamentos, tecnologia e serviços para o setor médico-hospitalar.
O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fausto Pereira dos Santos, vai abrir a Feira no dia 14, às 12 horas, depois de participar de evento do órgão no mesmo local. Em dois auditórios, com capacidade para 100 pessoas cada, haverá apresentações complementares à feira. No dia 15, o Centro de Treinamento Berkeley fará uma demonstração das simulações de atendimento médico, com a utilização de bonecos de última geração que respiram, têm pulso e são programados para ter reações físicas e químicas idênticas às do corpo humano. Uma Jornada Jurídica está programada para o dia 16, com a simulação de um júri popular para falar sobre responsabilidade civil e erro médico.Paralelamente à feira, serão realizados dois congressos das Faculdades São Camilo, sobre Administração Hospitalar e Enfermagem, e o III Reab – Salão de Reabilitação e Fisioterapia. As palestras começam às 17h30 do dia 14 e vão até às 19 horas do dia 16. ‘A Equidade no acesso aos serviços de saúde: novos caminhos e soluções para um Brasil saudável’ foi o tema central escolhido para os eventos da São Camilo.Várias empresas já garantiram seus estandes como Ideal Bequem, Dinatec, Engeclinic, GAP Sistemas, MBA Consultores, Partners Consultoria, RAF Arquitetura, Separar Produtos e Serviços, Tecnoarte Informática, Tecnymagem, Fademac, TrakHealth, Cosimo Cataldo, MV Sistemas, Fanem, Clean Ambiental, Corpho, Ecoclean, Plastlab, Riomed Equipamentos, Assim, Engeclinic, Medquality, Sercon, KSS e Sismatec, entre outras. Serão cerca de 100 expositores, apresentando e lançando produtos e soluções para o ramo médico-hospitalar. O Hospital Business 2005 é uma realização da Associação de Hospitais e Clínicas do Rio de Janeiro (AHCRJ), Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Rio de Janeiro (SINDHERJ) e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ). O evento conta com patrocínio da Amil, TrakHealth e Suprir Alimentação e tem apoio da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH), Doctor SAC e Faculdades São Camilo.O menor estande da Feira terá nove metros quadrados, mas não há limite de tamanho. O custo para o expositor é de R$ 300,00 por metro quadrado montado (montagem básica) e de R$ 270,00 para a área livre. O valor pode ser parcelado e, para expositores que já participaram de edições anteriores do evento, será concedido desconto de 10%. Os interessados devem acessar o site do evento (www.hospitalbusiness.com.br).EXPOSITORES:FanemSerá a quinta vez consecutiva que a empresa, líder no mercado de equipamentos para neonatologia e laboratório, participa do Hospital Business. Para o gerente de vendas, Rubens Massaro, “trata-se de uma ótima oportunidade de divulgação da marca, para um grande número de pessoas, em um curto espaço de tempo, fortalecendo o nome da empresa no estado”. Massaro adianta que a Fanem vai apresentar no evento o mais moderno conceito de fototerapia do mercado, com inovações no tratamento de recém-nascidos com hiperbilirrubenemia. O produto Bilitron, desenvolvido no Brasil e patenteado mundialmente, foi lançado na última feira, em Dusseldorf, Alemanha. “É a primeira fototerapia por super-LED, com controles microprocessados e tamanho reduzido, tornando-se uma opção mais segura e econômica para este tipo de tratamento”, afirma o gerente da Fanem. Além disso, o Bilitron ocupa muito menos espaço nas UTIs, melhorando a circulação das equipes médicas e de enfermagem.
MV SistemasParticipa do evento pela quarta vez. De acordo com Deise Luciano Regus, diretora-geral da empresa, “a sua participação na feira tem caráter institucional, com o objetivo de fortalecer a imagem de destaque da MV no Rio de Janeiro, bem como estabelecer novos contatos com instituições de saúde do Estado”. A empresa, especializada em sistemas de informática, apresentará um prontuário eletrônico com certificação digital com biometria.
CorphoA empresa, que atua no segmento de distribuição farmacêutica, é uma veterana no Hospital Business, tendo participado de sete edições. Este ano é especial para a Corpho, que está comemorando 13 anos de fundação.
EcocleanEsta será a primeira participação da empresa, de produtos de higienização, no evento na Marina da Glória. Anteriormente, só havia marcado presença em uma edição do Hospital Business, quando ainda era realizado no Riocentro. Segundo José Henrique Ramos da Silva, gerente-regional da empresa, “como trata-se de um evento único na área de saúde no Rio de Janeiro, o resultado de nossa primeira apresentação foi muito positivo, para apresentar nossos sistemas de higiene para os profissionais da área hospitalar do estado”.
Nesta edição, a Ecoclean lançará um sistema automático de última geração para lavagem e higienização de roupas hospitalares, cujo principal destaque é uma excelente relação custo/benefício.
Clean AmbientalEspecializada em coleta de lixo hospitalar, participa do evento pela terceira vez. Num breve balanço de anos anteriores, o diretor da Clean, Eduardo Almeida, diz que o retorno foi enorme: “Estreitamos o contato com nossos clientes e com empresas do setor, apresentamos ao mercado uma proposta diferenciada de trabalho e conseguimos assim conquistar novos e importantes clientes”.
Eduardo está bastante otimista com a edição 2005 do evento. “Vamos disponibilizar na feira nossos serviços para atender às novas necessidades do segmento, como assessoria para o desenvolvimento do manual obrigatório, a ser elaborado por cada unidade hospitalar, conforme previsto na RDC 306 e denominado PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde”.
PlastabOutra antiga parceira do Hospital Business. Já participou de sete edições. Ana Lúcia Félix, gerente-administrativa, disse que o saldo da feira é sempre bastante positivo, especialmente no que se refere à maior divulgação da marca no estado. “Sempre realizamos bons contatos, que podem se transformar em futuros clientes”, afirma Ana Lúcia.A grande novidade da empresa deste ano será a PL 7.000, uma bandeja térmica multiuso completa, no formato 2 em 1 – vem com a bandeja transporte mais a de refeição junto. Pode ser usada com refis de três divisões e também sem divisão. Trata-se de uma espécie de fusão das duas antigas a tradicionais bandejas da marca, a PL 6.000 e a PL 5.005 BF.MedQualityEm sua primeira participação no Hospital Business, a expectativa da MedQuality é de promoção institucional e de geração de oportunidades para novos negócios. É uma empresa de gestão integrada em saúde, segurança e higiene ocupacional, que oferece soluções customizadas e consultoria especializada em qualidade e estilo de vida.
DinatecEmpresa que vem conquistando o mercado internacional com exportações para países como África do Sul, Índia, Angola, Uruguai e Espanha, participou da feira em 2003. Nesta edição, vai apresentar a nova Usiox Dinatec 2005 (foto), que é uma usina de oxigênio com novo módulo, mais compacta e silenciosa. O equipamento promete oferecer maior eficiência energética, permitindo a redução de custos em até 80% em comparação com os fornecedores de oxigênio tradicionais. A Usiox é utilizada em todos os procedimentos hospitalares, incluindo câmeras hiperbáricas e serviços de home care.
Separar Produtos e ServiçosA empresa estará este ano no Hospital Business pela terceira vez. “O evento nos ajudou na exposição de nossos produtos e na consolidação junto a novos clientes”, disse o diretor da Separar, Sergio Pereira. O interesse da empresa na Feira é apenas um: vender. A Separar vai lançar alguns produtos no evento, como o concentrador de oxigênio para pequenas clínicas, de baixo custo de locação e manutenção; sistemas de ar comprimido e vácuo que atendem às normas da Anvisa (RDC nº 50); secador de ar comprimido por absorção de baixo custo de aquisição; e ainda um separador de água e óleo do condensado (SAO), para atender às normas de Feema e da Certificação ISO 14.000, com componentes totalmente fabricados no Brasil.
TecnymagemParticipa pela quinta vez do evento, com boas expectativas para este ano. A empresa levará para a Feira o balão intra-gástrico da Balton, para tratamento de obesidade mórbida; a nova linha de catéteres para Hemodiálise (catéter para excesso venoso central e o PICC catéter epicutâneo da Balton); o vídeo-colposcópio da Martec; a bomba infusora linear ST 1.000, da Samtronic; além de apresentar o serviço de assistência técnica especializada para equipamentos médicos.
SismatecVeterana na Feira, a empresa espera bons resultados durante e após o Hospital Business 2005, mesmo ano em que comemora seu 25º aniversário. Extensão do que foi apresentado na Hospitalar em São Paulo, a empresa vai reforçar no evento carioca a divulgação dos novos modelos de foco cirúrgico (foto), segundo Gisele Fontoura, do departamento de marketing. Desde sua fundação, a Sismatec colocou no mercado um amplo leque de novos produtos: além de focos cirúrgicos, aspiradores, centrais de inaloterapia, bisturis eletrônicos, autoclaves, serras de gesso e osso e, mais recentemente, mesas de cirurgia eletro-hidráulica (foto) e mecânica-hidráulica.
GAP SistemasComo sempre, a empresa tem uma expectativa positiva para a feira deste ano, do ponto de vista de novos contratos comerciais e de manutenção da imagem. Em sua quinta participação no evento, a GAP Sistemas apresentará uma nova forma de comercialização de seus produtos de informática hospitalar. “O cliente interessado em um projeto, sairá do estande com uma proposta comercial pronta, evitando o enorme número de avaliações e reuniões que atrasam o processo”, informou o diretor da GAP Sistemas, André Luiz de Almeida. Será apresentada uma tabela de preços, com o enquadramento dentro das necessidades do cliente.
RAF ArquiteturaA empresa, que participou de todas as 11 edições do Hospital Business, vai apresentar neste ano seus últimos projetos, como o do Hospital Pasteur (foto), em São Paulo. Sócio-diretor da RAF, Flávio Kelner ressaltou que a Feira vem se firmando como o melhor evento de saúde do Rio de Janeiro.
Suprir Alimentação e ServiçosSua estréia no Hospital Business será marcada pela apresentação de serviços de alimentação, limpeza, recepção e segurança para os diversos segmentos e setores, observando sempre a melhora contínua nos processos, segundo ressalta a gerente de operações da Suprir, Maria Paula Müller. A expectativa da empresa é ser reconhecida como uma referência de eficiência na prestação de serviços. “Temos o objetivo de satisfazer nossos clientes e obter lucratividade, atingindo um elevado padrão de desempenho”, disse Maria Paula.
MBA ConsultoresPresentes em todas as edições do evento, a empresa também espera um ótimo resultado na feira deste ano. A MBA Consultores vai aproveitar a oportunidade para a apresentar o Infohomecare, um sistema de administração hospitalar voltado para internação domiciliar. A empresa tem mais de 35 anos de experiência na área de sistemas de informações e administração de empresas e sua equipe atua na área de consultoria gerencial, em softwares integrados para Planejamento de Recursos Corporativos, Internet/Intranet, Lan/Wan e Telecomunicações.
Tecnoarte InformáticaParticipou de todas as edições do Hospital Business e sempre realizou boas parcerias. “Tem sido muito bom para o aspecto institucional da empresa, gerando negócios em média escala e prospects”, avalia o gerente comercial da Tecnoarte, Marcelo Pellegrino. Para este ano, a expectativa não poderia ser diferente. “Queremos realizar contatos e parcerias para a ampliação de nossos negócios”, acrescenta. A Tecnoarte vai lançar na feira o módulo B.I. (Business Inteligence) integrado ao sistema de gestão hospitalar VISUAL ASA.Partners do BrasilA empresa já participou de quatro edições do evento e, segundo um de seus diretores, Gilson Barbosa, todas elas foram produtivas em termos de divulgação da imagem e estabelecimento de novos contatos. Para este ano a expectativa da equipe da Partners é retomar bons negócios no ramo hospitalar. Entre as novidades que estão sendo preparadas para esta Feira, eles destacam o PCN – Plano de Continuidade, uma ferramenta na área de gerenciamento de documentação.