O Hospital Pilar, de Curitiba, completou 42 anos de fundação nesta quinta-feira. É uma instituição genuinamente paranaense, fundada e até hoje dirigida pela Família Milano, sendo idealizador o médico Dr. João Iltaumyr Milano, que teve ativa participação na representatividade do setor hospitalar e ajudou a constituir a FEHOSPAR. O quadro diretor atual é formado por Milva Schruber Milano (Direção Administrativa), Luís Rodrigo S. Milano (Executiva), Marcos Vinicius Chiaretto (Médica) e Chrisanto C. Silva (Clínica).
O hospital é reconhecido hoje como centro de referência em pronto atendimento clínico, cardiológico e neurológico, assistido 24 horas por médicos especializados.
A instituição
As características que associam o respeito às origens e a preocupação com a modernidade estão destacadas no site do hospital (www.hospitalpilar.com.br): “Por ser uma empresa norteada por princípios e valores da família, é comandado até hoje pelo seu fundador, Dr. João Iltaumyr Milano, sua esposa e filhos, os quais administram esta Instituição de forma sintonizada com as exigências do século e direcionada para se tornar cada vez mais um hospital referência em cidadania. A direção, juntamente com sua equipe de profissionais altamente qualificados e treinados, estão à disposição de todos, trazendo a certeza de que pacientes e familiares serão recebidos e atendidos da melhor maneira possível, com carinho, respeito, agilidade e eficiência. Em nosso Hospital você poderá sentir-se acolhido e muito bem cuidado.”
A história
De início, O Hospital Pilar era uma clínica e maternidade chamada de Nossa Senhora do Pilar. Iniciou-se com cinco leitos e uma sala cirúrgica/obstétrica. O corpo clínico era composto por apenas quatro profissionais, três funcionários – uma parteira – um atendente geral – um na limpeza, o qual também servia a alimentação nos quartos.
Em 1967 realizou-se a 1ª ampliação na estrutura, passando para 25 leitos, com sala cirúrgica/obstétrica em todos os andares. Em 1972 construiu-se um novo bloco. Os andares do prédio principal foram reformados possibilitando assim a construção do centro cirúrgico/obstétrico munido com quatro salas e toda a estrutura necessária. Atualmente, a Instituição chama-se apenas Pilar, um Hospital centro de referência em pronto atendimento clínico, cardiológico e neurológico assistido 24 horas por médicos especializados e o primeiro em Curitiba a oferecer pronto atendimento oncológico assistido 24h.
O Hospital Pilar tem a sua disposição serviços como: tomografia, RX, mamografia, ecografia, ecocardiografia, ecodoppler vascular, análises clínicas, patologia, hemodinâmica, entre outros. Todas as especialidades clínicas, cirúrgicas, centro de tratamento intensivo de acidentes vasculares e num futuro próximo, a clínica da dor toráxica, com plantão 24 horas.
Posiciona-se no mercado como uma instituição de médio/grande porte, com recursos de alta tecnologia, atualmente com 100 leitos. Corpo clínico altamente qualificado, que juntamente com o Hospital, acompanha o desenvolvimento tecnológico médico/hospitalar. Hoje, apesar da "alma" ser a mesma, tem-se um "novo" hospital.
As instalações
Recentemente ampliado, o Hospital Pilar possui uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, traz o que há de mais moderno em hotelaria, com amplos apartamentos e suítes, novo centro cirúrgico, UTI Geral e UTI Coronariana; além de contar com os serviços do Centro de Cirurgia Neurológica do Paraná (CCNP) e do Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC). Com a abertura do novo bloco pode-se ampliar o serviço de pronto atendimento, com sete consultórios, sala de observação e sala para procedimentos emergenciais de pequeno porte. O Pilar conta hoje com 100 leitos, 290 funcionários entre auxiliares técnicos, enfermeiros, pessoal de apoio, nutricional e administrativo.