O Hospital Psiquiátrico de Maringá, com 45 anos de excelência no tratamento realizado a partir de abordagem multidisciplinar aos pacientes psiquiátricos, inaugura nessa sexta-feira (04/04) às 17h, sua recém-construída Unidade de Adolescentes Senador Lucídio Portella (in memoriam), autor do substitutivo aprovado da Lei 10.216/01, de proteção aos portadores de transtornos mentais.
O evento contará com a presença do Secretário de Saúde do Estado do Paraná, do Diretor da 15.ª Regional de Saúde, do presidente do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) e do Secretário Municipal de Saúde de Maringá, Poder Judiciário, Diretores de Regionais, da FEHOSPAR, e da Sociedade Paranaense e representantes da Sociedade Maringaense de Psiquiatria, Prefeitos, Presidente do Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá , entre outras autoridades constituídas.
O coral EN-CANTO formado por pacientes em tratamento no hospital, realizará uma apresentação, na ocasião.
A Unidade de Adolescentes com 12 leitos SUS, será referencia para pacientes masculinos não-infratores, dessa faixa etária de seis regionais de saúde, sendo a 1a. de Maringá e macro-região, à oferecer tratamento médico-hospitalar para pacientes dessa faixa etária l. O encaminhamento se dará através da Emergência Psiquiátrica do Hospital Municipal de Maringá Dra. Thelma Villanova Krasprowisky.
No Projeto terapêutico específico para essa faixa etária, desenvolvido pelo Dr. Mário M. Miyazato (Diretor Técnico HPM, Professor de Psiquiatria da UEM, Vice-Presidente da Sociedade Maringaense de Psiquiatria) e equipe multidisciplinar do hospital, constam como atividades de terapia ocupacional com apoio pedagógico, horta de plantas medicinais, oficinas de teatro, música, artesanato com reciclados, pintura e, em breve, de informática, além de atividades esportivas.
A UDA, é mais uma ação pioneira do Hospital Psiquiátrico de Maringá, o único a oferecer no interior do Paraná , residência em Psiquiatria em parceria com a UEM (Universidade Estadual de Maringá) , além de formar mais de 660 estagiários/ano gratuitamente, de áreas paramédicas, em parceria com várias Universidades e instituições de ensino de Maringá e Região.
As Unidades de Adolescentes dos hospitais psiquiátricos do Paraná conveniados ao SUS são fruto de uma ampla negociação realizada durante todo o ano de 2007, pela Diretoria de Psiquiatria da Federação dos Hospitais do Paraná (FEHOSPAR) – SINDIPAR – Psiquiatria, através do Grupo de Trabalho da Comissão de Saúde Pública da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, com a presença dos deputados integrantes, do Procurador-Geral de Saúde do Ministério Público PR, do Conselho Estadual de Saúde, da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, CRM-PR, do Sindicato dos Médicos do Paraná, entre outras instituições de saúde e ensino federadas e o Governo do Estado do Paraná com participação de Prefeituras em gestão plena e de consórcios de saúde.