Com resultado de R$ 4,4 bilhões de vendas encaminhadas, cerca de 78.000 visitas profissionais e expectativa de crescer mais 20% para a edição de 2009, foi encerrada a HOSPITALAR, maior feira de saúde da América Latina. A 15ª edição da Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios reuniu no Expo Center Norte,
Foi a maior edição da feira, que apresentou em
A fundadora e presidente da feira, Dra. Waleska Santos, destacou que o sucesso desta edição foi determinado por um conjunto de fatos positivos: o aumento de 20% no tamanho da feira; uma maior participação internacional (440 empresas estrangeiras); o crescimento de quase 3% no volume de visitantes e a visível qualificação do público presente.
Também teve influência neste resultado o fato do setor fornecedor da saúde ter assumido posição estratégica, inserido na política industrial do governo Lula, com programas específicos como o Mais Saúde e outros. "Reunimos nesta edição realmente os mais importantes players da cadeia produtiva da saúde, desde os hospitais de referência até os mais diversificados fornecedores industriais, passando por médicos, enfermeiros, laboratórios, distribuidores e lideranças setoriais.
O próprio Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve conosco, na abertura da feira, e assegurou que não faltará apoio para a expansão do setor de saúde". A presidente da feira também anunciou uma ampliação de 20% para a Hospitalar 2009, visando atender novos expositores e oferecer mais área de exposição para as empresas já participantes.
Negócios cresceram Tradicionalmente, a feira responde por 25% do movimento anual de vendas da indústria médico-hospitalar. "As empresas reservam seus lançamentos para esta data e os compradores programam suas compras para o período da Hospitalar ou a partir dela", destaca a Dra. Waleska Santos. Levantamento efetuado junto aos expositores indica que os negócios fechados e encaminhados durante a feira somam R$ 4,4 bilhões, cerca de 10% a mais do que na edição de 2007.
Um exemplo de boa performance comercial foi a Rodada Internacional de Negócios, evento realizado na feira pela Associação Brasileira de Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) em parceira com a APEX Brasil. Segundo dados parciais da ABIMO, a rodada desse ano gerou R$ 7,6 milhões em vendas, superando em 15% a previsão inicial. Foram realizados 540 encontros de negócios entre empresas brasileiras e compradores de 17 países.
Expositores satisfeitos Os expositores da feira relataram resultados igualmente positivos. O empresário Franco Pallamolla, presidente da Lifemed, fabricante de uma grande linha de produtos médico-hospitalares estima em 15% o crescimento de negócios encaminhados nesta feira. Já na Baumer, empresa especializada em soluções para esterilização e ortopedia, o diretor comercial José Henrique Camargo destacou um crescimento de 30% no número de visitantes internacionais. "Chamou atenção o fato de que os clientes vieram muito determinados e orientados para compras, com objetivos bem específicos e poder de negociação", disse ele.
A Fanem, fabricante de equipamentos para neonatologia, recebeu cerca de 1.100 clientes em seu estande, que fecharam negócios da ordem de US$ 2,5 milhões. A empresa exporta atualmente para mais de 90 países. A Bionexo, maior comunidade de comércio eletrônico hospitalar da América Latina, aproveitou a feira para promover a aproximação entre hospitais do Brasil, Argentina e Espanha. "O conhecimento da experiência brasileira acelera o processo de implantação da plataforma nestes países", enfatiza Maurício De Lazzari Barbosa, presidente da Bionexo Brasil.