contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Lançado manual sobre controle de infecção hospitalar

A Anvisa lançou, nea última terça-feira (14/3), o livro “Pediatria: Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar”. A obra, elaborada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), foi escrita por pediatras, neonatologistas e controladores de infecção. O texto responde à maioria das dúvidas dos profissionais da área de forma clara e sucinta.
O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, esteve no lançamento. Ele afirmou que a parceria entre a SBP e a Agência confirma a intenção do governo em dialogar com a sociedade. “A nossa recomendação permanente é a do diálogo”, ressaltou.
O ministro destacou, ainda, o resultado da pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que avaliou a Anvisa com a nota mais alta entre as agências reguladoras, e a segunda melhor nota no quadro geral. “A mim, importa muito uma avaliação externa que coloca bem uma agência vinculada ao Ministério da Saúde”, acentuou Saraiva Felipe.
O diretor presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, enumerou as obras literárias publicados pela Agência desde 2003. “Daquele ano até hoje, lançamos 30 títulos”, relatou. De acordo com Dirceu, um dos lançamentos mais importantes deve ocorrer este ano: a obra “Estudos e Práticas dos Ensaios Clínicos”, do médico e consultor da Anvisa Granville Garcia.
O presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior, disse que a elaboração do manual de pediatria tem como objetivo compilar informações sobre o tema. “Queremos sistematizar os conhecimentos mais modernos referentes ao assunto, que, às vezes, apresenta problemas e afeta a saúde de crianças e recém-nascidos”, argumentou.

 

O manual tem 116 páginas e está dividido em 11 capítulos: “Principais conceitos em infecção hospitalar”, “Prevenção da transmissão da infecção no ambiente hospitalar”, “Infecção hospitalar em unidade de terapia intensiva”, “Infecções hospitalares em neonatologia”, “Infecções hospitalares em enfermaria de pediatria”, “Infecção em cirurgia pediátrica”, “Uso racional de antimicrobianos”, “Controle de surtos de infecção hospitalar”, “Infecções hospitalares adquiridas em consultório/ambulatório”, “Interfaces entre a humanização da assistência e o controle” e “Legislação brasileira em controle de infecção hospitalar”.
O livro pode ser solicitado gratuitamente pelo email
editora.comin@anvisa.gov.br. A prioridade será dada a instituições de saúde e pediatras. Uma versão eletrônica já está disponível na página da Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/serie/htm).