Os 44 mil pacientes cadastrados no Programa de Educação e Controle de Diabetes (PECD) já podem retirar medicamentos, insulina, adoçante e tiras reagentes para controle de glicemia na Farmácia Central e nas farmácias das regionais de saúde.
Conforme dados da Secretaria de Saúde, aproximadamente 44 mil pacientes do DF estão cadastrados no PECD. Todas as regionais e Centros de Saúde dispõem do Programa que é reconhecido nacionalmente.
De acordo com o PECD, existem dois tipos de diabéticos: Tipo 1 (dependente de insulina) e Tipo 2 (em que o pâncreas tem insuficiência na produção de insulina). A distribuição de tiras reagentes para glicemia está respaldada na Lei 640-94, que visa melhorar o controle em domicílio dos pacientes diabéticos cadastrados no PECD.
Diabéticos Tipo 1 recebem três tiras por dia; os Tipo 2, em terapêutica plena com insulina, têm duas tiras por dia, enquanto os diabéticos Tipo 2, com agentes orais ou insulina, recebem duas tiras por semana. A distribuição para pacientes descompensados, gestantes diabéticas e outras condições específicas é feita a critério clínico.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose podem apresentar sintomas como muita sede, perda de peso e visão embaçada.