Um médico perito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi morto nessa terça-feira (29/05) por um segurado insatisfeito, em Patrocínio, na região do Alto Paranaíba (MG). Revoltado com o fato de não conseguir o benefício do INSS, o desempregado Manoel Rodrigues de Andrade, 60 anos, invadiu pela manhã a agência da Previdência Social e disparou contra o médico José Rodrigues de Souza, 60. Um tiro atingiu a cabeça da vítima, que chegou a ser internado na Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu ao ferimento.
O episódio reascendeu a discussão sobre a falta de segurança dos médicos peritos durante o trabalho, que vem sendo denunciada desde o ano passado pela categoria. O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, viajou para Patrocínio.
Segundo a polícia, por volta das 10h30, Manoel foi ao prédio da Previdência, pediu uma senha e aproveitou um descuido para entrar na sala de perícia. Ele disparou três tiros contra o médico. Nas duas primeiras tentativas, o revolver calibre 38 travou. Na terceiro, segundo a polícia, o tiro saiu e atingiu a região temporal de José Rodrigues.
A vítima sofreu duas paradas cardíacas, foi reanimada e internado em estado de coma. Mas sofreu morte cerebral e seu falecimento foi anunciado por volta das 18h. Segundo testemunhas, no momento em que teve a sala invadida, o médico pesquisava num site de buscas a palavra "perversidade".
Ameaça
Manoel foi dominado por um vigilante do próprio INSS. Ele sofreu ameaça de linchamento e foi levado pela Polícia Militar até a delegacia de Patrocínio. O desempregado foi autuado em flagrante e prestou depoimento ao delegado Carlito Inácio Pires, relatando a premeditação do crime.
O autor do crime chegou a levar um espeto pontiagudo sob a calça para o caso de a arma falhar. "Ele contou que vinha tentando esse benefício há cinco anos e não conseguia. Achou que estava havendo uma certa má vontade do médico e resolveu matá-lo", disse Pires. O desempregado alegou sofrer de depressão. Manoel foi indiciado por homicídio qualificado e levado à cadeia do município.