Durante a divulgação do relatório anual da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quinta-feira (1/3), que apontou o Brasil como o maior consumidor de inibidores de apetite no mundo, a Anvisa divulgou as ações que vem desenvolvendo desde 2006 para conter o uso indiscriminado desse tipo de medicamento.
“A necessidade de normas mais rígidas no que se refere ao controle de medicamentos anorexígenos tem sido amplamente discutida internamente pela Agência. Por isso, no ano passado, abrimos a Consulta Pública 89 com a proposta de mudança do receituário para prescrição dos inibidores de apetite”, afirmou o diretor-adjunto da Anvisa, Norberto Rech.
Outra medida que irá contribuir para o controle da prescrição desses medicamentos é o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, que vai melhorar a qualidade da informação sobre a venda de produtos controlados. “É fundamental que o profissional receba informações qualificadas e isentas do ponto de vista sanitário, e não fique refém do setor produtivo, que tem interesses comerciais”, esclarece o diretor.
Saiba mais sobre as medidas da Anvisa para ampliar o controle sobre os inibidores de apetite acessando o site www.anvisa.gov.br