O Ministério da Saúde lança nesta quarta-feira (11), durante o Seminário Nacional sobre Violência e Saúde na Velhice, no Hotel Grand Bittar, em Brasília (DF), o Guia Prático do Cuidador.
Em linguagem acessível, o manual traz noções práticas para profissionais e leigos. Ele ensina, por exemplo, a como dar banho, como lidar em casos de quedas, convulsões, oferece dicas para uma alimentação saudável e ainda como transferir um idoso acamado para uma cadeira.
”A iniciativa coloca os cuidadores como tema central do Mais Saúde e pretende dar visibilidade a essas pessoas que nem sempre têm o conhecimento e as informações necessárias que possibilitem a prevenção de problemas de saúde com o idoso”, afirma o coordenador da área técnica de Saúde do Idoso do ministério, José Luiz Telles.
Serão 30 mil exemplares distribuídos em todo o país, em capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, em todas as coordenações estaduais de saúde do idoso, escolas técnicas em saúde do SUS e ONGs.
Leia abaixo algumas dicas do guia:
– Denúncias: em casos de maus-tratos, denuncie no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ou no Ministério Público, nas delegacias policiais, no IML ou nas delegacias especializadas da mulher e Centros de Referência da Mulher.
– Em casos de engasgo: tentar primeiro retirar com o dedo o pedaço de alimento, caso não consiga, coloque a pessoa em pé, abrace-a pelas costas e aperte com seus braços a boca do estômago da pessoa.
– Em caso de queda e suspeita de fratura: procure não movimentar a pessoa cuidada e chame o serviço de emergência (Samu/192), o mais rápido possível.
– Medicamentos: mantenha-os sempre na caixa original para facilitar o controle de validade e a ingestão. Evite planejar medicamentos no horário que a pessoa dorme, pois isso prejudica a qualidade do sono.
– Problemas com o sono: Evite oferecer café após 18h e dar líquidos à noite, para evitar que o indivíduo urine durante o sono.
– Auxiliando o intestino a funcionar: Deite a pessoa de barriga pra cima, segure as pernas, estique-as e dobre-as sobre a barriga; essa pressão ajuda a eliminar os gazes.
– Piso da casa: deve ser preferencialmente antiderrapante e não deve ser encerado. Retire tapetes, capachos, tacos e fios soltos.
– Roupas: o sapato deve ter solado de borracha. Dê preferência a roupas fechadas com velcro, elástico ou aberta na frente.
– Paredes da casa – adote barras de apoio na parede do chuveiro e ao lado do vaso.
O Guia também oferece sugestões de exercícios:
– Movimente cada um dos dedos dos pés para cima e para baixo e para os lados com movimento de rotação.
– Movimente o pé para cima e para baixo e para os lados em movimentos circulares.
– Dobre e estenda uma das pernas, repita o movimento com a outra perna.
– Com os pés da pessoa apoiados na cama e os joelhos dobrados, faça movimentos de separar e unir os joelhos.
– Levante e abaixe os braços da pessoa, depois abra e feche.
– Peça à pessoa cuidada que encha as bochechas de ar e depois murche a bochecha pra dentro, a seguir peça para
que ela coloque a língua pra fora e movimente de um lado para o outro, feche os olhos com força fazendo caretas.