contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

NEGOCIAÇÕES PARA REAJUSTES NA TABELA DE PROCEDIMENTOS DO SUS

Foi apresentada pelo Ministério da Saúde nova proposta de reajuste de procedimentos do SIH/SUS, abrangendo 286 procedimentos mais freqüentes, com valores de até R$ 300,00, para vigorar desde 01 deste mês. O anúncio do reajuste deverá ser feito durante o Congresso das Santas Casas que se realizará em Brasília na próxima semana.

Os estudos preliminares apresentados indicam que, quanto menor o hospital maior o impacto no faturamento, porém, tudo indica que as correções estarão aquém do que solicitamos, já que nossa proposta abrangia 460 dos procedimentos mais freqüentes, com um impacto final, para hospitais de menor porte, entre 24 e 28%.

No SIA/SUS, foram contemplados procedimentos da área de Biópsias, Eletrocardiograma, ultrassnografia, EEEG, com valores próximos ao real. O impacto financeiro desse reajuste é pequeno, pois não foram contemplados os procedimentos ambulatoriais de urgência, laboratório, radiologia, fisioterapia, entre outros, para os quais apresentamos propostas.

No final da reunião foi reiterado pelos nossos técnicos que o reajuste a ser liberado este mês está muito aquém das expectativas e necessidades do setor.

Como resposta, obtivemos a promessa de que, a partir de 1º de setembro próximo, tão logo seja enviado ao Congresso Nacional, iniciaremos as discussões para a recomposição dos valores a partir de 1º de janeiro de 2004.

Enfim após tantos anos sem diálogo, podemos considerar esses resultados preliminares como o primeiro passo de uma longa caminhada que, esperamos, seja exitosa em futuro próximo. Ratificamos os nossos agradecimentos aos nossos técnicos e também aos do Ministério da Saúde.