A fila de espera dos candidatos à cirurgia bariátrica (redução de estômago) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná deve extinguir-se até o final de 2009. Pelo menos daqueles pacientes que já iniciaram a triagem. Esta é a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde que propôs ao governo federal o credenciamento de 12 hospitais, além dos cinco já autorizados. A idéia é descentralizar o serviço pelo Estado e assim desafogar os outros estabelecimentos.
Para isso, o Paraná sugeriu – entre outras alterações – a redução do número mínimo de cirurgias bariátricas por hospital. Ao invés de 96 por ano a exigência passaria a 48 ao ano. ”O Ministério da Saúde entende que os credenciados poderiam absorver a demanda, considerando a experiência e estrutura
Hoje em dia, mais de 700 cirurgias bariátricas são realizadas por ano no Estado pelo Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul (região metropolitana); Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR);
Segundo Francisco Eugênio Alves de Souza, diretor-superintendente do HU de Londrina, a posição de referência do HU para intervenções de alta complexidade limita a quantidade de leitos de UTI destinados à cirurgia bariátrica. A construção de uma nova UTI, ainda em projeto, é a aposta de Souza para reduzir a espera dos obesos. ”Serão 10 leitos destinados exclusivamente às cirurgias eletivas, que incluem a bariátrica. Caso contrário, serão facilmente utilizados pelas cirurgias de urgência e emergência requisitadas em Londrina e por outros municípios”. Por isso, Souza recebe com satisfação a possibilidade de dividir o trabalho com outros hospitais do Estado.
Há uma semana, a Associação dos Obesos de Londrina (Obesolon) esteve na Câmara Municipal cobrando uma resposta dos vereadores quanto ao pedido de credenciamento do Hospital Evangélico. A entidade reúne 150 candidatos à cirurgia, mas na região este número chega perto de 900, incluindo aqueles que ainda não iniciaram a triagem nos hospitais. ”Esta novidade é uma bênção para nós”, resumiu Suellen Cristiane dos Santos, 23 anos, secretária da entidade.