contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Planos pagarão mais por serviços do SUS

As operadoras de planos e seguros saúde terão que desembolsar mais dinheiro na hora de ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ajustou, na última sexta-feira, os valores da Tabela Única Nacional de Equivalência de Procedimentos (Tunep), lista de serviços médicos elencados pelo Ministério da Saúde que devem ter seus gastos restituídos à União, caso qualquer um dos 38 milhões de usuários do sistema privado seja atendido nos hospitais da rede pública do País.
A decisão da Diretoria Colegiada da ANS, que já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e está em vigor, considerou o acréscimo de novos procedimentos ao atual rol utilizado pela agência reguladora para as empresas de planos e seguros. A última atualização do setor privado ocorreu em setembro último, mas foi rechaçada pelas entidades médicas, que brigam pela aplicação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).
A nova tabela de referência foi atualizada por meio da Resolução Normativa (RN) nº 84. Segundo informações da ANS, os valores da Tunep são acima dos praticados pelo SUS, mas inferiores aos estipulados para o setor privado. A diferença entre o valor pago pelas operadoras na rede particular e o que o Governo remunera ao SUS segue para os hospitais. Já o valor das despesas arcadas pela rede pública vai para o Fundo Nacional de Saúde. (Bruna Siqueira – Folha de Pernambuco)