A Polícia Federal de Maringá, no Paraná, apreendeu na madrugada desta terça-feira (25), no município de Itaguajé, grande quantidade de agrotóxicos e remédios contrabandeados provenientes do Paraguai. Segundo a assessoria de comunicação social, o agrotóxico herbicida Maxi 50 e 75, o inseticida Pegássus e os remédios Pramil e Brontil são de fabricação chinesa.
A mercadoria estava acondicionada em caixas de papelão entre sacos de adubo, na carroceria de um caminhão com placa de Quilombo, (SC), e estava sendo transportada para Goiás, para abastecer o mercado daquele estado.
O motorista do caminhão, Alderi José Gandini, 40 anos, residente Quilombo, foi preso e autuado em flagrante. Ele está à disposição do Juízo Federal Criminal e vai responder pela prática dos crimes de importação ilegal de medicamentos e Lei dos Agrotóxicos. A pena prevista no Código Penal para importação ilegal de medicamentos é de 10 a 15 anos de reclusão e multa. Para os crimes contra o meio ambiente, está prevista prisão de um a quatro anos.