Empresas adotam novos conceitos de saúde, com exercícios e alimentação, contra o sedentarismo. Não dá mais para alegar falta de tempo, genética ruim, ou mesmo a velha e boa preguiça. Investir numa vida mais saudável está cada vez mais fácil e é do interesse das empresas realizar programas de prevenção de fato efetivos à adoção de novos conceitos de saúde com metas muito razoáveis até para os mais enraizados dos sedentários.
O médico Paulo Olzon Monteiro da Silva, infectologista e chefe da disciplina de clínica médica da Unifesp, lembra que até atividades muito simples podem ser benéficas, como percorrer a pé parte do trajeto entre a casa e o trabalho.
"Também é importante para quem trabalha sentado, fazer alongamentos diários: nossos músculos são formados por fibras musculares longas e curtas e estas aumentam em número quando envelhecemos. Por isso se diz que as pessoas mais velhas ficam curvadas e parecem mesmo diminuir de tamanho. O alongamento vai evitar o problema", diz Silva.
A Medial Saúde lançou uma campanha para divulgar o conceito de "saúde real", definida como a saúde possível, sem regras rígidas ou metas muito difíceis. "Até mudamos nossa assinatura para "Viver Bem Faz Bem", conta o presidente da empresa, Luiz Kaufmann. "E não é só uma questão de retórica. A prevenção deixa nossos associados mais saudáveis e isso significa uma vida financeira saudável para a nossa empresa", confessa.
"Saúde não é a ausência de doenças: é o equilíbrio entre bem-estar físico, psíquico e social", diz Kaufmann, que se considera um bom exemplo desta postura. "Uma genética ruim me fez colocar três pontes de safena há 20 anos, quando tinha 42 anos, mas não deixei me abater por isso", conta.
Engenheiro de formação, ocupou cargos de comando em empresas como Multiplic e Petropar e a presidência da Aracruz Celulose, e hoje perto de completar 62 anos ainda trabalha dez horas por dia sete dias por semana. "Reservo a primeira hora e meia do dia para fazer exercícios físicos, tenho uma alimentação saudável, faço check-up anual e saio de férias para descansar, mesmo que por uma semana", conta.
Para a diretora médica adjunta da Medial, Célia Souza, mudanças de comportamento simples como as propostas no saúde real "causam impactos muito benéficos para a saúde e de uma forma muito rápida". Ela cita alguns exemplos internacionais como a expressiva queda da taxa de infarto entre poloneses depois que tiveram mais acesso a verduras e frutas para complementar sua dieta de carne e um pesquisa feita com centenários americanos que mesmo sem cuidados extras envelheceram saudáveis, simplesmente por saberem lidar com perdas.
"A idéia é diminuir a culpa de quem tem preguiça de fa- zer dieta e que adia para toda segunda-feira o início da ginástica", exemplifica Dora Kaufman, diretora de marketing e produto da Medial. "Há soluções simples, como aposentar o elevador e andar de escada, arrumar a bagunça dos armários e dançar, que faz bem aos músculos e ao coração", diz. "O que estamos estimulando com esta campanha da Medial é que cada um tem que encontrar seu jeito de viver bem, sem ficar desestimulado por metas impossíveis."
Uma alimentação voltada para a conquista de uma vida saudável, baseada em normas definidas pela Organização Mundial da Saúde, é a origem do programa Viver Saúde, que a GRSA, líder de mercado no segmento de alimentação em empresas, criou há nove meses e já implantou em 25 restaurantes de empresas como Itaú, Renner Sayerlack, Laboratório Fleury, Avon, Nivea e SulAmérica.
O programa se baseia na capacitação de profissionais na preparação de alimentos mais saudáveis, o que implica na redução do uso de óleos e açúcares e criação de um cardápio light e rotativo de baixo teor calórico e alto valor nutritivo e na informação aos consumidores. Cartazes e folders quinzenais dão suporte ao programa, mostrando através de dicas, que estilos de vida saudáveis contribuem para a sensível e rápida melhora do bem-estar.
Os resultados têm sido positivos. Na Renner Sayerlack, em Jordanésia, interior de São Paulo, por exemplo, uma avaliação nutricional em 287 funcionários mostrou que o índice de gordura que estava acima da média em 72% do grupo, depois do Viver Saúde, caiu para 29% e o número de pessoas que não praticavam atividades físicas, que era de 58%, caiu para 49%. Para a consultora de recursos humanos da empresa, Cleusa Bulzico, além dos números, o projeto recebeu o aval de todos que se alimentam no restaurante. O trabalho também rende frutos fora da empresa, já que as informações passadas acabam refletindo nas refeições em família.
E o Fleury Medicina e Saúde acaba de firmar uma parceria com a rede Blue Tree Hotels para o desenvolvimento de um inédito programa de turismo de saúde e bem-estar, ampliando, segundo Rogério Rabelo diretor-executivo de gestão de saúde do Fleury o programa corporativo de promoção de sáude que o laboratório implantou em 2005 e que hoje está presente em 15 empresas
Na unidade Blue Tree Towers Paulista será oferecido o Check-Up Executivo Fleury que baseia-se em um protocolo de exames adequado ao perfil de risco, que considera idade, hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares. Clientes de outras cidades podem ser hospedar no hotel e terão à disposição uma "guest relation" que supervisionará da alimentação aos traslados para realização do check-up. "O que vai permitir inclusive que as empresas passem a oferecer o serviço também para seus executivos que moram fora de São Paulo¨, lembra Rabelo. Já no resort, Blue Tree Park Paradise, em Mogi das Cruzes serão realizadas avaliações da condição física do clientes interessados nas práticas esportivas disponíveis no hotel.
"A promoção e prevenção da saúde é hoje uma realidade dentro das empresas, Pesquisas mostram que hoje nos Estados Unidos 90% delas se preocupam com o assunto e no Brasil também segundo pesquisas mais de 70% das empresas, de todos os portes, fazem atividades de promoção de saúde" diz Rabelo. "Nossa contrapartida tem sido oferecer um programa de prevenção altamente mensurável pois as mudanças que se obtem com ações simples se refletem no aumento da produtividade e na queda do absenteísmo, o que é facilmente detectável pelas empresas". A parceria também hotel, vai também permitir a ampliação de um trabalho que, segundo ele, tem despertado muito interesse das empresas: o Mapeamento e Triagem de Saúde aproveitando as convenções e eventos corporativos. "Uma bateria rápida de exames permite análise mais precisa de demandas e destino dos investimentos em saúde dentro de uma companhia" diz.