Recém-inaugurado, o portal Idmed (www.idmed.com.br) segue a nova tendência de prontuários eletrônicos, como do Google Health. Inspirado em sites como o canadense Health Records Online, o Idmed promete tornar mais ágeis e precisos os atendimentos clínicos e hospitalares no Brasil. Mediante um cadastro, o usuário monta seu histórico médico online, no qual registrará consultas, medicamentos tomados, exames e médicos de preferência. O site disponibiliza ainda um cartão pessoal para casos de emergência. Com uma senha, o médico atendente pode ter acesso a informações necessárias sobre o paciente, como alergias, ocorrência de diabetes, e telefones de contato de parentes. Artigos sobre saúde também são publicados freqüentemente no portal.
– No cartão Idmed, o próprio usuário incluiu as informações que julga necessárias para casos de emergência, imprime e coloca junto aos documentos pessoais. Num acidente, por exemplo, o médico, com a senha exibida no cartão, entrará no site e terá acesso às informações do paciente. Isso tornará o atendimento mais assertivo – explica Humberto Mello, diretor-executivo do Idmed.
Colaboradora
Hospitais de São Paulo, como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês, já estão cientes do cartão.
A ferramenta eletrônica que permite o usuário manter ordenado todo seu histórico médico, inclusive exames com imagem, como ultra-sonografia, é eficaz. Mesmo se estiver viajando, o paciente pode acessar exames antigos e imprimi-los. Isso beneficia pacientes e médicos, otimizando tempo e custo.
– Muitas vezes a pessoa tem que repetir exames que acabou de fazer por falta de comunicação entre os médicos. O prontuário eletrônico é uma maneira eficiente de melhorar o sistema de saude. É através das informações que podemos agir preventivamente – analisa Denizar Vianna, professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Carolina Pascoal, nutricionista do Instituto Nova Campinas (INC), é colaboradora do Imed, e adotou o site como uma das etapas de suas consultas médicas.
– Na primeira consulta, oriento o paciente a se cadastrar no site e inserir os exames. Nas seguintes, peço para ele entrar com seu login para fazermos comparações e avaliações. Às vezes, a pessoa fez um exame de colesterol que se não fosse pelo histórico eletrônico não teria acesso ao resultado – conta.
Os detalhes que constam no cartão de emergência, selecionados pelo paciente, são parte das informações disponíveis no histórico – bem mais completo.
– Cada vez mais há uma preocupação com a questão da confidencialidade dos prontuários. Essa ferramenta ajudará também nos casos judiciais, se for considerada legal – adianta Vianna.
Google Health
O Idmed também publica matérias sobre saúde. Os textos, em linguagem de fácil entendimento, abordam bem-estar, gravidez, nutrição e outros assuntos. Com 200 médicos já cadastrados, os artigos, assinados por profissionais da área médica, são atualizados quase que diariamente. Por dia, mais de mil pessoas acessam o Idmed, que contabiliza 800 usuários cadastrados.
– Escrevo de 15 em 15 dias. Já fiz matérias sobre anorexia, bulimia, informações nutricionais do café, importância da água, alimentação infantil – enumera Carolina.
Em maio deste ano, o Google disponibilizou na internet o serviço Google Health (www.google.com/health), que também permite aos internautas armazenar e visualizar, através de senha, o seu histórico médico.