A
Santa Casa
de Curitiba recebe nesta terça-feira (23) a Certificação Ouro do Prêmio de Qualidade de Esterilização de Materiais conferido pela 3M do Brasil. Baseado nas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e órgãos internacionais como a Associação Americana para o Desenvolvimento da Instrução Médica (AAMI), o Prêmio é referência no País em esterilização de materiais e a
Santa Casa
de Curitiba é o único
hospital do Paraná
que conseguiu conquistar a certificação máxima. No País, apenas 44 hospitais receberam o certificado, sendo a maioria instituições particulares. Entre as Santas Casas, apenas a de Recife detinha o título até então.
Segundo a coordenadora da Central de Materiais e Esterilização (CME), Cristiane Uyeno, a conquista do Ouro é resultado de uma série de medidas, entre elas a compra de uma nova autoclave e a implantação de indicadores de processo mais sofisticados. “As regras atuais exigem a utilização de indicadores biológicos nas autoclaves para rastrear a presença de microorganismos apenas uma vez por semana, enquanto nós utilizamos os indicadores mais sofisticados que existem no País todos os dias e em ciclos na esterilização de implantes”, diz.
Cristiane explica que os indicadores são colocados em todos os materiais que passam pela autoclave, que atinge uma temperatura de 134º. Após o processo, os indicadores são anexados ao prontuário de cada paciente no Centro Cirúrgico, por um período indeterminado. “Os indicadores são arquivados porque, no caso de uma infecção, a investigação das causas da contaminação se torna mais precisa”, conta.
Por dia, são esterilizados 720 materiais, sendo que a
Santa Casa
de Curitiba possui três autoclaves. O Hospital realizou, em 2007, 6.941 cirurgias, sendo 79% delas pelo SUS. Segundo Cristiane, há dois anos a
Santa Casa
de Curitiba não registra nenhum caso de infecção hospitalar causada por contaminação de materiais.
A busca pela qualidade em esterilização de materiais é contínua. A
Santa Casa
de Curitiba foi um dos primeiros hospitais do Paraná a se adaptar à Resolução nº 141/2008 da Anvisa, que mudou as técnicas de esterilização de artigos de videocirurgia. Em 2007, o Hospital foi destaque ao realizar um trabalho inédito sobre o custo-benefício das embalagens 100% tecido versus a manta de polipropileno SMS. O trabalho que mostrou as vantagens do uso das embalagens SMS foi apresentado a representantes da área da saúde, em abril, a convite da Sociedade de Brasileira de Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização – Seção Paraná.
Para Cristiane, todas as medidas adotadas pela
Santa Casa
de Curitiba mostram o cuidado que o Hospital tem com o paciente. “O cuidado com o paciente começa no cuidado com os instrumentos cirúrgicos que serão utilizados nos procedimentos médicos e a conquista dessa certificação é a prova de que a
Santa Casa
de Curitiba prima pelo bem estar do paciente”.
Entrega
A entrega da Certificação Ouro pela 3M para a
Santa Casa
de Curitiba acontecerá no dia 23, às 19h, no Anfiteatro do Hospital. Na ocasião, será realizada a palestra "Qualidade em Processo de Esterilização" pela responsável pelos Serviços Profissionais de Esterilização 3M do Brasil Ltda., Glaucya Dau, que também é especialista em Central de Materiais, Esterilização e Centro Cirúrgico e mestranda da Unicamp.