contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Secretário de Saúde garante cronograma de pagamentos do SUS

 

 

Em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (2) na Secretaria Estadual de Saúde, o titular da Pasta, Gilberto Martin, apresentou aos representantes da Associação e da Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar) o cronograma de repasse dos valores dos serviços prestados ao SUS, a partir da referência de maio, que deve ser paga entre 25 e 30 de junho. Os atendimentos ambulatoriais e internações de abril devem ser pagos esta semana.

 

A garantia de pagamento ainda no mês subseqüente ao do serviço prestado traz alívio à rede conveniada presente em 386 municípios sob regime de gestão do Estado, pois os atrasos sucessivos impunham dificuldades aos hospitais e demais estabelecimentos para saldar seus compromissos com folha de pessoal, fornecedores, tributos e instituições de crédito. Na hipótese de atraso no processamento das contas, a cargo do Datasus/Ministério da Saúde, o secretário propôs cumprir a agenda repassando valores com base no faturamento do mês anterior.

 

Luis Rodrigo Milano, diretor financeiro da Fehospar, diz que a fixação de um cronograma de pagamentos é indispensável aos estabelecimentos hospitalares do interior do Estado, pelo elevado grau de dependência com o sistema público, que já remunera mal. São mais de R$ 50 milhões mensais em recursos para os procedimentos hospitalares e internações. Municípios como Curitiba, Londrina, Maringá e Pato Branco recebem os recursos diretamente do Ministério da Saúde, com o que os prestadores de serviços estão recebendo antes do que é repassado pelo Estado.