contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Secretários estaduais de Administração apóiam gestão de hospitais por fundações

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recebeu, na quarta-feira passada (04/07), no Ministério da Saúde, representantes que integram o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que manifestaram apoio ao projeto de criação de fundações estatais para gestão de hospitais públicos.
Durante a reunião, o ministro destacou a importância do projeto que tem como objetivo a profissionalização da gestão dos hospitais públicos, acabando com as indicações políticas para preenchimento de cargos. "Os hospitais irão funcionar a partir de um contrato de cumprimento de metas. Os novos funcionários, que começarão a trabalhar a partir da criação das fundações, vão passar a ser regidos pela CLT", declarou.
Caso aprovado, o projeto será implantado, inicialmente, em nove hospitais do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, e em pelos 47 hospitais do Ministério da Educação. Os seis hospitais do Rio serão controlados por apenas uma fundação. Segundo o ministro, os governadores dos estados do Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará já teriam demonstrado interesse em adotar o novo modelo de gestão.
A proposta de criação de fundações estatais para gestão de hospitais está na Casa Civil e será apresentada ao Congresso sob forma de projeto de lei.