O prédio que sedia a Fehospar, a Ahopar e o Sindipar, em Curitiba, passou a exibir nesta segunda-feira (18/4) a faixa da campanha “Chega de Silêncio! Gestores e Profissionais de saúde rompem o silêncio para expor a crise da maior rede hospitalar do SUS”.
Promovida nacionalmente pela CMB (Confederação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas) e, no estado, pela Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), a mobilização busca sensibilizar setor, sociedade civil e poder público para a necessidade de financiar santas casas e hospitais filantrópicos que prestam serviços para o SUS.
Protagonizada por santas casas e hospitais filantrópicos de todo o país, desde seu lançamento a campanha conta com apoio da Fehospar (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná), Ahopar (Associação dos Hospitais do Estado do Paraná) e Sindipar (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná).
A campanha
A CMB alerta que, após décadas de desequilíbrio financeiro na prestação de serviço ao SUS e com o agravamento da crise devido à pandemia e à alta nos custos, o segmento chegou à sua maior crise, com risco de fechamento de hospitais e desassistência à população. A campanha pede a alocação imediata de R$ 17,2 bilhões anuais para o equilíbrio econômico e financeiro no relacionamento destas entidades com o SUS.