contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

SUS: Gestões para resolver dificuldades decorrentes da unificação das tabelas

Circular d FBH – Nº 001/2008

 


Brasília (DF), 15 de fevereiro de 2008.

 


I – TABELA UNIFICADA – SUS

Preocupados com as dificuldades dos prestadores de serviços em preencher corretamente os documentos para processamento do SUS – (AIH e BPA), temos feito reuniões constantes com os técnicos do Ministério da Saúde responsáveis pela implantação da Tabela Unificada.

 

Foi-nos mostrado que várias medidas foram tomadas para facilitar os 03 primeiros meses de implantação, sendo flexibilizadas críticas/consistências dos sistemas SIA e SIH/SUS, que já existiam anteriormente e outras previstas para serem incorporadas no momento da implantação da tabela, deixando apenas como advertências nos referidos sistemas para avaliação dos gestores, nas competências de janeiro a março de 2008:

 

1- Gerar advertência e não rejeição quanto à exigência de serviços/classificações para os procedimentos fazendo batimento com o cadastro (CNES) da unidade

 

2- Gerar advertência e não rejeição quanto à compatibilidade de procedimento e CBO (Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho) utilizado pelo CNES

 

3- Gerar advertência e não rejeição quanto à compatibilidade de procedimento e CID, com exceção dos medicamentos de dispensação excepcional.

 

Como os problemas ainda não foram totalmente resolvidos e os hospitais ainda não conseguiram apresentar suas faturas, entramos em contato com a Diretoria Executiva do CONASEMS, no sentido de viabilizar pagamento pela média dos últimos 3 meses, até que se estabeleça a rotina de processamentos.

 

A proposta foi aceita e o CONASEMS deverá entrar em contato com todos os municípios que firmaram o Pacto de Gestão e os em Gestão Plena para que procedam da forma acima, evitando prejuízos maiores aos prestadores.

 

O Diretor Executivo do CONASEMS já estabeleceu contato com o Secretário Executivo do CONASS com objetivo de sugerir que os Estados adotem a mesma postura.

 

Outra medida adotada pelo Ministério da Saúde foi determinar que o prazo para entrega do faturamento fosse prorrogado para o dia 22 deste mês.

 

Esperamos que essa providência por nós adotada possa minimizar as angústias de todos.

 

PARTICIPE E DIVULGUE. A SAÚDE CONTA COM SEU APOIO.

 

EDUARDO DE OLIVEIRA
Presidente da FBH