contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Uma porta para o futuro

 

A menos de dois meses das eleições, os brasileiros estão desmotivados. Vão cumprir a obrigação, sim; até porque é obrigação. Há uma sensação de jogo como foi o da nossa seleção contra a França, na Copa, sem vibração. As instituições políticas, a começar pela eleitoral, porta de entrada para o poder, dão a impressão de esvaziamento. O sistema de representação parece um ritual sem alma. Os partidos, meras siglas: não honram suas idéias, bandeiras, causas. Na campanha, o importante é vencer, a qualquer custo. O que falta à nossa democracia?

 

Instituições, leis, regras, estratégias, por mais brilhantes, não funcionam por si sós. Falta à nossa democracia conteúdo: mentes, almas, corações, gente, com suas problemáticas e suas soluções. O Congresso Nacional assemelha-se mais a uma casa onde o produto de assaltos é dividido, tornando-se, por isso, tribunal de investigação de acusados, quando deveria, em sintonia fina com a população, votar agendas de crescimento.

 

Esse estado de coisas é origem de insatisfação e indignação. A Frente Nacional contra a MP 232, que terminou juntando as forças de mais de 1.400 entidades de classe, e os mais recentes De Olho no Imposto e Quero Mais Brasil são exemplos de movimentos cívicos com o objetivo de dar substância à democracia, pondo em primeiro plano a vontade do povo, que consiste apenas em ter um ambiente de trabalho favorável ao sucesso, com regulamentação inteligente, projetos audaciosos, boas escolas, hospitais, segurança, rodovias e toda a infra-estrutura que uma sociedade dinâmica precisa.

 

Com a possibilidade de revitalizar nossa democracia, somando o potencial de todos os brasileiros, acaba de nascer o www.portaldademocracia.org.br, espécie de parlamento virtual, fórum permanente. Não tem sede, não obedece a hierarquias, burocracias, trâmites, não possui salas de espera. Político, sim, mas apartidário, aberto à participação de todos. É para ser campo de amadurecimento da consciência coletiva brasileira, por meio de sinergia, interação, diálogo, debate, troca de idéias e de informações, transformando-se ao mesmo tempo em usina de proposições, bem como em força de pressão e olho que vigia o poder. Democracia em tempo real. Prática cidadã o tempo todo e não apenas no momento do voto.

 

A internet não é nenhuma panacéia, mas os seus impactos sobre a vida social são indiscutíveis e cada vez mais amplos, na medida em que a rede vai entrando nos lares. E esta é a tendência. Logo, temos à disposição uma porta para o futuro, uma poderosa ferramenta para interferir na realidade.

 

No ar desde 9 de agosto, o portal não é mais um site, mais um ambiente virtual aberto à futilidade, porém uma praça pública onde podemos, juntos, pensar e repensar o País. Um dia então iremos às urnas não por imposição, desenxabidos, mas motivados, sonhando, certos até de realizações e avanços. 
Não há outra via de mudanças a não ser a participação. Há anos trabalhamos essa questão, no meio contábil. Nossas entidades colaboraram com inúmeras propostas, a exemplo da Reforma Tributária, da Lei de Responsabilidade Fiscal, da ampliação do Simples às microempresas, da revisão do novo Código Civil, do Contabilizando o Sucesso, da Lei das Micro e Pequenas Empresas, da simplificação do processo de abertura de empresas por meio da informatização de procedimentos e integração dos órgãos envolvidos.
     Infelizmente, alguns desses projetos ainda não saíram do papel. Seja como for, estamos descobrindo que não é possível mudar o País sem nos interessarmos por ele, e, sobretudo, se não estamos dispostos a começar o processo pelo nosso próprio ser. Entre no www.portaldademocracia.org.br Construamos um Brasil melhor.

 

 

Maurício Fernando Cunha Smijtink é Contador, empresário da contabilidade e presidente do CRCPR; e-mail: mauricio@crcpr.org.br