contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Unimed SP: pior operadora em abril

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no dia 28 de junho a lista das operadoras de planos de saúde que mais receberam reclamações de usuários em abril, no país. O ranking mostra que, entre as empresas de grande porte, ou seja, com mais de 50 mil usuários, a Unimed Intrafederativa Federação Metropolitana de São Paulo foi a que mais desagradou a seus usuários.

A classificação da operadora – que inclui o total das reclamações de cada empresa dividido pelo número de usuários e multiplicado por dez mil para a redução das casas decimais – ficou em 4,81. Em segundo lugar, veio a Esmale Assistência Internacional de Saúde, com um índice de 2,82.

Entre operadoras de médio porte (que têm entre 50 mil e 10.001 usuários) o maior índice de reclamações foi da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas (6,08). Em segundo lugar, ficou a Cooperativa de Consumo Gestão e Serviços de Saúde Coopesaú (1,97).

Aumento de mensalidade é a maior queixa de associados

Já entre as empresas que têm menos de dez mil usuários, o primeiro lugar no ranking de reclamações foi para a Silver Life Operadora de Planos de Saúde. Nesse caso, o índice de reclamações ficou em 70,05. Em segundo lugar ficou a Assistência Médica e Odontológica Real, com índice de 39,84.

A ANS não divulgou as principais reclamações que cada empresa recebeu, mas, segundo os dados da central de atendimento ao consumidor da agência, em abril o número de contatos chegou a mais de 34 mil, entre consultas e denúncias. O principal motivo das reclamações foi o aumento das mensalidades. Em segundo lugar, vieram as denúncias de problemas com a cobertura dos planos, seguidas por dificuldades com contratos e regras impostas pelas empresas.

Segundo o diretor da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas José Carlos Dias, o grupo tem cerca de 40 mil associados e recebeu apenas 26 reclamações em abril, o que não é um número significativo:

– As 26 reclamações são minoria ante cerca de 40 mil usuários que estão na associação.

Não foram encontrados representantes das demais empresas citadas no ranking para comentar o assunto.