Empresas e administradores engajados podem contar com uma novidade no ramo de produtos sustentáveis. São as edificações sustentáveis. A idéia ainda é nova e pouco difundida no Brasil, onde é reduzido o número de projetos desse tipo. Mas tanto no País quanto no exterior ganha força e indica ser a construção do futuro por causa do seu caráter ecologicamente correto. Na atividade hospitalar, mais que qualquer outra, a tendência é marcante por seu próprio conceito de saúde e pelas exigências legais voltadas a aprimorar a segurança do ambiente e de trabalhadores e pacientes.
Uma construção pode ser sustentável desde a escolha do terreno, que não deve gerar impacto em lençóis freáticos, córregos ou vegetação. Também, na utilização de materiais recicláveis e biodegradáveis que geram menos desperdício, como as madeiras certificadas e em um planejamento que evite soluções artificiais, como o ar-condicionado, para ventilação, aquecimento, refrigeração e iluminação dos espaços.
O conceito de sustentabilidade em hospitais se estende para o bem-estar das pessoas que nele circulam. “A idéia é desenvolver uma atmosfera aconchegante, que faça com que os clientes e colaboradores se sintam em uma extensão de suas casas e que acabe com aquelas características pouco acolhedoras que geralmente acompanham o ambiente hospitalar”, esclarece o professor e administrador Marcelo Iwersen, especialista em gestão hospitalar. Engloba, ainda, soluções limpas e eficazes para a disposição final de resíduos e de lixo hospitalar, bem como o aproveitamento da luz solar como fonte de energia e das águas.
São inúmeras as formas de colaborar com o meio ambiente nos edifícios em construção, mas estruturas já existentes também podem receber reforma para se adaptarem à sustentabilidade. A rede de hospitais de reabilitação Sarah Kubitscheck, que possui sede em diversas cidades brasileiras, é uma das pioneiras no País a adotar de forma parcial edificações dessa natureza. As construções visam a comodidade dos pacientes com imóveis térreos, iluminação natural e espaços que garantam atendimento digno, humano e de qualidade.
Tema de simpósio
Edificações sustentáveis e outros temas ligados à administração hospitalar serão abordados nessa terça e quarta-feira (7 e 8), durante o X Simpósio de Administração Hospitalar, que ocorre na Fesp. O evento, voltado para profissionais e estudantes da área da saúde, reúne especialistas para apontar as novidades desse mercado e mostrar uma visão ampla sobre o assunto. “Queremos integrar o aluno com o mercado de trabalho, tentar aproximá-los dos desafios de um gestor e indicar como ele pode encontrar soluções”, explica José Vanderlei Pereira, um dos organizadores do simpósio.
Serviço:
X Simpósio de Administração Hospitalar
Local: Fundação de Estudos Sociais do Paraná – FESP
Data: 7 e 8 de outubro
Horário: 19h30 às 22h
Inscrições:
Informações: (41) 30286500 ou pelo site www.fesppr.br