Ministério Público abre inquérito e diretor promete entregar medicamento hoje
O Ministério Público do Distrito Federal decidiu, na tarde de dessa terça-feira (22/03), instaurar inquéritos policial e cível para investigar o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). A instituição está sendo acusada de ter fornecido remédios vencidos para Tiago Martins Dantas, 8 anos, que sofre de bronquite asmática.
O pai do menino, Juarez Teixeira Dantas, conta que seu filho estava com grave crise asmática e, por isso, procurou atendimento especializado em doenças respiratórias no HMIB. Após a consulta, a médica Giane Chaves deu amostras grátis dos remédios – uma vencida há um mês e, outras duas, com vencimento para dois dias depois. Quando notaram o problema, os pais ficaram preocupados e resolveram voltar ao hospital.
– Não consegui falar com a mesma médica. Mas pedi para uma outra trocar os remédios. Ela disse que eu podia dar o medicamento a Tiago mesmo vencido. Fiquei preocupado e perguntei se o Tiago podia sofrer algum efeito negativo. Ela respondeu que em algumas crianças o remédio estava dando resultado – explica Juarez.
Com o aval da médica, os pais começaram a dar os remédios, mas não houve melhora. Sem usar os medicamentos continuamente, o Tiago chegou a ser internado três vezes, no Hospital Regional da Ceilândia, mantendo o quadro e sem conseguir respirar normalmente.
Para conseguir os remédios, Juarez foi ao Ministério Público e o promotor Pedro Tomé de Arruda Neto encaminhou um ofício à Secretária de Saúde, dia 1º de março, solicitando que fossem providenciados os medicamentos. Mas a Secretaria não ofereceu os remédios e o ofício será ratificado hoje.
Pedro Tomé de Arruda Neto disse também que está instaurando inquérito policial para apurar a denúncia do pai de Tiago contra o HMIB e um cívil para verificar questões relativas ao deficiente atendimento nos hospitais do DF, visando uma posterior ação de improbidade contra os responsáveis pelos problemas.
– Não há como sustentar a atual situação de calamidade dos hospitais públicos do DF. E nem podemos admitir caso como o do Tiago – afirma o promotor.
O diretor do HMIB, Renato Moreira, garante que os medicamentos serão entregues hoje aos pais do menino.
A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde só se pronunciará sobre os inquéritos do Ministério Público quando o órgão for notificado oficialmente.
Vistoria – Ontem, um grupo de deputados distritais, liderados pelo senador Paulo Octávio (PFL), visitou os hospitais regionais de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. A intenção foi avaliar as condições de trabalho nas instituições e definir ações legislativas que favoreçam à correção dos problemas indentificados.