contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Suspensos comércio e uso de 12 produtos

 

A Anvisa suspendeu a fabricação, o comércio e o uso, em todo o país, de 12 produtos vendidos sem terem registro ou notificação junto à Agência. Foram suspensos todos os lotes dos produtos Aguardente Alemã e Água Inglesa, fabricados pela Amazonas Comércio e Indústria de Produtos Químicos Ltda., de Feira de Santana (BA), e dos produtos Torpedo Power, Óleo de Copaíba e Melkatoss, fabricados pela Amazon Ervas Laboratório Botânico Ltda., de Manaus (AM).

 

Pelo mesmo motivo, estão proibidos de serem vendidos os produtos Shampoo DNA Tônico Capilar, Coquetel de Jaborandi, Banho de Alecrim, Shampoo de Alecrim com Hormônio, Condicionador Regenerador DNA Vegetal e Banho de Karité, da empresa Lamur Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., de Goiânia (GO).

 

Outro produto cuja fabricação foi suspensa é o Indiano Talum 100mg – C. da Índia Talun, fabricado e vendido pela empresa Ervas Natu’s, estabelecida em local não sabido. A empresa não tem autorização de funcionamento e o produto não possui registro.

 

A Anvisa ainda suspendeu a manipulação e dispensação pela empresa Pharmacy Manipulação de Fórmulas Ltda., de Goiânia (GO), de todos os medicamentos cujos princípios ativos estão sujeitos a controle especial. A medida foi adotada depois que uma inspeção da Vigilância Sanitária Estadual constatou que no local havia comércio ilícito dessas substâncias.

 

Interdição

 

Foi determinada a interdição cautelar do lote 502A do produto Rubromicin 125mg/5ml (Estolato de Eritromicina), com data de validade até 31/8/2006, produzido pela empresa Prati, Donaduzzi e Cia Ltda, de Toledo (PR). Segundo laudo emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), o produto apresentou resultados insatisfatórios nos ensaios de análise de rótulo e potência de Eritromicina.

 

A Anvisa também interditou o lote 04F480 do medicamento Dipirona Sódica 500mg/comprimido, validade até 11/2006, fabricado pela empresa EMS S/A, de São Bernardo do Campo (SP). O medicamento obteve resultado insatisfatório no ensaio de análise de teor de dipirona, de acordo com laudo da Fundação Ezequiel Dias.

 

Apreensão

 

Foram apreendidos os lotes nº 34021-A (validade 10/2007) e 34022-A (validade 10/2007) do medicamento Reliev, importado pela empresa Justesa Imagem do Brasil S/A , do Rio de Janeiro (RJ). A rotulagem do medicamento estava insatisfatória, conforme laudo de análise do INCQS.

 

Lote de medicamento é interditado

 

A Anvisa interditou cautelarmente o medicamento Solução de Ringer com Lactato, 500ml, lote nº 5127254A11, data de validade 31/3/2008, fabricado pela empresa Laboratórios B.Braun S.A., de São Gonçalo (RJ). Laudo da Fundação Oswaldo Cruz identificou problemas no rótulo e no aspecto do medicamento. A interdição foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (27/6).