Na próxima sexta-feira (dia 28 de julho), a Associação Brasileira de Psiquiatria reúne os membros do Grupo formado para avaliar a reforma do modelo assistencial em saúde mental, em Sorocaba, no interior de São Paulo.
O segundo encontro do Grupo presidido pelo presidente da ABP, Josimar França e coordenado pelo pernambucano Tácito Medeiros reunirá Federadas da ABP, Conselhos Regionais de Medicina e profissionais de saúde mental.
A reunião antecede o Fórum sobre Políticas de Saúde Mental e o II Encontro de Saúde Mental de Sorocaba, que acontece dia 29 de julho, na sede central do Clube – União Recreativo.
A primeira reunião do Grupo foi realizada nos dias 2 e 3 de junho, em São Paulo.
O debate iniciado meses antes, através de um fórum de discussão na Internet tinha como objetivo reunir opiniões, argumentos e estudos que apontem as dificuldades hoje encontradas na assistência aos doentes mentais em nosso País.
De acordo com o presidente da ABP o desafio do segundo encontro é dar continuidade às ações da ABP na defesa pela assistência de qualidade e na definição de novas diretrizes para uma Política de Saúde Mental para o Brasil, que possa vir a ser uma contribuição ao diálogo com a Sociedade e o Ministério da Saúde.
“A ABP não deve apenas tornar público sua insatisfação e suas críticas sobre o atual modelo de Saúde Pública em Saúde Mental. Queremos estudar criteriosamente a questão, formular e propor alternativas com bases técnicas e científicas, capazes de traduzir o panorama atual da situação que pode cada vez mais estar gerando desassistência e apontar caminhos. Queremos colaborar com a política do Ministério da Saúde com um documento nacional, de representatividade e de argumentação consistente”, enfatiza Josimar França.
O presidente conta ainda que o Grupo trabalhou intensamente para na oportunidade finalizar o documento que será oficializado para todos os sócios, para a Assembléia de Delegados da ABP, para toda a sociedade e para o Ministério da Saúde, que é quem deve prestar a assistência a toda a população.
A repercussão do ofício protocolado pela ABP, no Ministério da Saúde no último dia 12, e de artigos assinados pelo presidente da ABP vem repercutindo em diversos setores da saúde.
Cartas de apoio e congratulações de Instituições, de parlamentares, de associações de familiares e de médicos não param de chegar.
“Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio que a ABP vem recebendo e para me comprometer de que nossas ações estão sendo feitas de acordo com decisão da última Assembléia de Delegados da ABP, em Belo Horizonte, ações que devem continuar para o aprofundamento de políticas que tragam cada vez mais a melhoria de assistência psiquiátrica para o nosso País. Em Sorocaba temos a obrigação de avaliar os resultados, inclusive das manifestações contrárias, oficializadas ao Ministério da Saúde, além de aproveitar a oportunidade para traçar futuras metas. Esperamos reunir o maior número possível de apoio da classe médica, dos profissionais de saúde mental e das mais variadas instituições para seguir com nosso objetivo, sem perder a perspectiva de manter um diálogo e colaboração efetiva com os gestores da Saúde Mental no Brasil”, finaliza o presidente da ABP.
Integrantes do Grupo:
Josimar França – (DF) – presidente
João Alberto Carvalho – (PE) – vice-presidente
Tácito Medeiros (PE) – coordenador
Aglaé Amaral Sousa (BA)
Antônio Geraldo da Silva (DF)
Carlos Eduardo Zacharias (SP)
Geder Grohs (SC)
Salomão Rodrigues Filho (GO)
Sergio Baxter Andreoli (SP)
Sérgio Tamai (SP)
Wanderly Campus (GO)
Juberty Antonio de Souza (MS)