A nova diretoria da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (FEHOSPAR) terá sua solenidade festiva de posse em 31 de agosto, no Graciosa Country Club, em Curitiba. O grupo de trabalho, aclamado em 10 de julho após composição de chapa de consenso, terá mandato de três anos, a ser concluído em agosto de 2009. O médico Arthur Leal Neto, diretor-superintendente do Hospital Santa Cruz da Capital, assume a presidência da entidade e também na função de delegado representante junto à Confederação Nacional de Saúde (CNS). O cargo de presidente da Federação vem sendo ocupado por Renato Merolli, que sucedeu neste mês de agosto a José Francisco Schiavon.
A mudança ocorre em meios as comemorações de 15 anos de Fundação da FEHOSPAR, entidade sindical de segundo grau formada por 17 sindicatos, que juntos representam mais de 5 mil empresas de saúde e 50 mil empregos diretos. O novo quadro diretor propõe uma gestão administrativa compartilhada e de total transparência, com o que pretende incrementar suas ações em todos os pólos regionais, estreitando a relação com os representados em busca de melhores perspectivas econômicas, gerenciais e de qualificação dos serviços. Reuniões periódicas e itinerantes tendem a ser uma prática na nova gestão, de acordo com os diretores. Também será definida uma estratégia para ampliação do quadro associativo dos sindicatos, visando o fortalecimento do segmento.
Em busca de perspectivas
O presidente eleito da Federação está convencido de que somente com maior atenção e a união dos estabelecimentos médico-hospitalares é que será possível reverter o quadro sombrio que hoje alcança o setor de saúde. Por isso, diz, as gestões políticas não ficarão restritas às esferas municipais e estadual. Arthur Leal Neto entende que as grandes decisões políticas terão de ser tomadas ou definidas no âmbito do governo federal, em especial no que se referem à regulamentação da Emenda Constitucional 29, para definir o financiamento do sistema público, o processo de contratualização no SUS e a fixação de uma nova realidade tributária para o setor, menos gananciosa, além de uma relação mais harmoniosa na assistência supletiva.
O dirigente hospitalar chama a atenção para o atual momento de transição política, destacando que a área de saúde estará em evidência mais que qualquer outro segmento, por ter sido prioridade ignorada e foco de exploração de outros interesses que não o da atenção à assistência. Arthur Leal Neto é defensor de ajustes significativos no sistema público, com os 18 anos de vigência da atual Constituição, o mesmo valendo para a área suplementar, onde a Lei n. 9.656/98 por si só não foi capaz de esgotar os conflitos nas relações entre agência reguladora, operadoras e prestadores e compradores de serviços.
Solenidade de posse da Diretoria
Para marcar não só os 15 anos mas uma nova era administrativa da FEHOSPAR, a diretoria eleita optou pela realização de encontro de confraternização de vulto, mas que não implicasse em qualquer ônus à instituição. Para isso, vem usando de criatividade para o custeio da promoção do evento, sendo uma das alternativas a abertura de espaço informativo-cultural que vai reunir hospitais e parceiros comerciais no local da solenidade. Deste modo, interessados em aderir à proposta de patrocínio podem contatar a superintendência da Federação ou os organizadores.
Além do governador, secretários de Estado, prefeitos e secretários de saúde de municipalidades representadas na composição de diretores da Federação, também foram convidadas lideranças empresariais e políticas nacionais. O presidente da Confederação Nacional de Saúde, José Carlos Abrahão, confirmou presença à cerimônia de posse, assim como dirigentes de outras instituições estaduais e nacionais representativas da área de saúde, como as federações e sindicatos singulares à FEHOSPAR.
A nova diretoria
Na composição da nova diretoria da FEHOSPAR estão entre os vice-presidentes os Drs. Renato Merolli, que assumiu a presidência do Sindipar e da Associação dos Hospitais do Paraná; Fahad Haddad, presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Londrina (Sinheslor); e Charles London, presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdias e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa). O novo secretário-geral será Eduardo Blanski, do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba, e o suplente o Dr. Carlos Roberto Audi Ayres, presidente do Sindicato dos Laboratórios do Paraná, que tem sede em Londrina. O novo diretor financeiro será Luis Rodrigo Schruber Milano, tendo na suplência Odonir Centa Negrello.
Confira a diretoria eleita para dirigir a FEHOSPAR no triênio 2006/2009:
Presidente: Arthur Leal Neto (Curitiba)
Vice-Presidentes: Fahd Haddad (Londrina), João Luiz Garcia de Faria (Curitiba), Renato Merolli (Curitiba), Charles London (Cuitiba) e Ricardo Moita da Silva (Londrina).
Diretor Secretário-Geral: Eduardo Blanski (Curitiba)
Diretor Secretário-Adjunto: Carlos Roberto Audi Ayres (Londrina)
Diretor Financeiro: Luis Rodrigo Schruber Milano (Curitiba)
Diretor Financeiro-Adjunto: Odonir Centa Negrello (Curitiba)
Diretor da Área de Hospitais Gerais: Carlos Alberto Ferri (Sarandi)
Diretora de Psiquiatria: Maria Emília Parisoto de Mendonça (Maringá)
Diretor da Área de Filantrópicos: Maçazumi Furtado Niwa (Curitiba)
Diretor da Área de SADT: Eduardo Ferreira Ribeiro (Paranavaí)
Diretor de Relações Sindicais: Eliane Maria Cornelsen (Curitiba)
Diretor de Relações Socioculturais: Maria da Conceição de Barros Bley (Curitiba)
Diretor de Relações Convênios: Orlei Antonio Negrello (Curitiba).
Diretor de Estudos Socioeconômicos: Roberval Cosalter (Ibiporã)
Diretor de Patrimônio: Agostinho Checchia Noronha (Curitiba)
CONSELHO FISCAL:
Titulares
Benno Kreisel (Curitiba); Satiko Teresa Tsuru Satin (Londrina) e Ludi Luiz Sartor (Curitiba)
Suplentes
Izabel Aparecida da Silva (Cambé), José Vicente Pansini (Curitiba) e Maria Cristina Spadari Checchia (Curitiba)
Delegados representantes junto à CNS
Arthur Leal Neto (titular)
Renato Merolli (suplente)
Suplentes de Diretoria:
Rosecléia de Fátima Simão Venske (Ponta Grossa), Ana Paula Cantelmo Luz (Londrina), Durval Yukio Kowano (Rolândia), Edson Podolan (Paranavaí), Josette Branco Abrantes Martini Londrina), Leão Mocellin (Curitiba), Ana Lúcia Fabro Mesquita (Ibiporã), Attilio Antonio Mendonça Accorsi (Loanda), Armando César Saraiva Casimiro (Cambé) e Marilise Borges Brandão (Curitiba).