contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Curitiba terá dois novos centros de atendimento em saúde mental

O prefeito curitibano Beto Richa inaugura, na primeira semana de março, dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Um no bairro Boa Vista e outro no Bigorrilho. Até a metade deste ano, mais cinco centros serão entregues, dentro da política de expansão do Programa Saúde Mental, da Secretaria Municipal da Saúde.

 

A inauguração marca também o início da instalação do primeiro sistema integrado de saúde mental do país para pacientes com transtornos mentais e dependência química atendidos por uma rede municipal de saúde.

 

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, explica que, com a integração, os pacientes poderão assegurar vagas para atendimento em CAPS de diferentes distritos sanitários.

 

"Até a metade do ano vamos inaugurar outros cinco centros e assim fechar a rede de atendimento. É um passo muito importante porque integra os serviços, melhora resultados e representa um avanço considerável para o Programa de Saúde Mental do município", diz Ducci.

 

O CAPS tem como objetivo a reinserção social do paciente. No centro, os pacientes participam de cursos de teatro, aulas de dança de salão, coral e de atividades culturais como ir ao cinema e museus, e de horticultura.

 

Reabilitação – No dia 1º de março, será inaugurado o CAPS AD (álcool e drogas), na rua Holanda, no bairro Boa Vista, com capacidade para 190 pacientes com dependência química moderada ou grave. No dia 5 de março, o prefeito Beto Richa inaugura o CAPS II Bigorrilho para pacientes com transtornos mentais graves. O local terá capacidade para 220 pacientes.

 

"Estes serviços têm papel fundamental porque em muitos casos substitui os hospitais psiquiátricos no atendimento dos casos graves e na reabilitação dos pacientes", diz a coordenadora do Programa Saúde Mental, Cristiane Venetikides. Os dois CAPS atenderão de segunda a sexta, das 8h às 18h.

 

Os dois novos centros se somarão aos outros cinco já em funcionamento: dois CAPS infantis (Boa Vista e Pinheirinho) e três CAPS AD (Cajuru, Bairro Novo e Centro Vida). O atendimento aos pacientes do Programa de Saúde Mental também é feito por outras cinco clínicas conveniadas.

 

Os próximos cinco centros a serem inaugurados: CAPS AD (álcool e drogas) e CAPS II (transtorno mental) Portão, CAPS AD Santa Felicidade, CAPS II Pinheirinho e CAPS AD Bom Retiro.