contato@sindipar.com.br (41) 3254-1772 seg a sex - 8h - 12h e 14h as 18h

Hospital Pilar emite comunicado sobre infecção por micobactérias

COMUNICADO

A infecção por micobactérias de crescimento rápido tem atingido vários Estados do Brasil e recentemente chegou também ao Paraná. Trata-se de uma epidemia e não de uma situação pontual, ou seja, inerente às condições das instalações da instituição hospitalar propriamente dita.
Entre os sintomas estão lesões nodulares na pele, sendo a característica mais comum o aparecimento de secreção no local da incisão. Apesar de ser mais freqüente na pele e subcutâneo, a infecção pode envolver qualquer tecido, órgão ou sistema do corpo humano, podendo se manifestar até um ano após o ato cirúrgico.
É importante evidenciar que nem toda lesão com as características acima corresponde àquela provocada pela micobactéria de crescimento rápido, contudo sendo fundamental, na hipótese da ocorrência, que o paciente procure de imediato seu médico.
O Hospital Pilar foi pioneiro na identificação da micobactéria de crescimento rápido – MCR em Curitiba, e autor da conseqüente notificação às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, tendo o domínio das técnicas pertinentes à assepsia de materiais cirúrgicos e do tratamento dos casos apresentados.
A estratégia adotada foi inicialmente de triar os pacientes potenciais, os quais foram avaliados pelos respectivos cirurgiões em seus consultórios, sendo realizada a notificação daqueles que apresentavam quadro clínico compatível.
As medidas de contenção estão se mostrando eficazes e o Hospital Pilar não teve nenhum caso relacionado a cirurgias abertas.
Embora o Ministério da Saúde forneça gratuitamente os medicamentos pertinentes ao caso, o Hospital Pilar, desde que evidenciado o primeiro caso, forneceu e permanece fornecendo, sem quaisquer ônus, não somente a medicação, mas também todos os curativos aos pacientes que passaram por procedimento videolaparoscópico e que apresentaram a contaminação, assim como, nos casos indicados, propiciando tratamento em câmara hiperbárica.
Portanto, assim como no transcorrer de seus 43 anos de funcionamento, o Hospital Pilar permanece seguindo seus valores de respeito, transparência e responsabilidade diante da sociedade paranaense, voltados sempre à qualidade de atendimento aos seus pacientes.

Dr. Marcos Vinicius Chiaretto – CRM 3847
Diretor Médico – Hospital Pilar

Dra. Sandra Mara Neto Vianna – CRM 17946
Médica responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH – HP