Considerado o maior da capital, o pronto-socorro do Hospital Cajuru, em Curitiba, ficou superlotado nesta quarta-feira (28). O hospital recebeu 44 pacientes somente durante a manhã, a maioria de vítimas de acidentes de trânsito. Em dia atípico, também outros hospitais de emergência como o Evangélico e o Trabalhador ficaram lotados.
O pronto atendimento do hospital possui 20 vagas para emergência, mas em média são internadas entre 25 e 30 pessoas por dia. A manhã desta quarta-feira, porém, foi um dia atípico com mais que o dobro de pacientes do que a capacidade de atendimento. Por isso, o hospital pediu para o Siate e Samu não encaminharem novos pacientes para unidade.
Segundo o chefe do setor de emergências do Hospital Cajuru, Vinicius Filipak, a atitude é comum em todos os hospitais quando há superlotação. O hospital afirma que não está recusando atendimento a nenhum paciente. Por volta das 15 horas, o número de pacientes caiu para 30.
A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que tem 20 leitos, também está sem vagas. A própria diretoria do hospital disse que a demanda é atípica. Funcionários que estavam folga foram chamados para dar conta dos atendimentos.