A Chapa 1, denominada “´Ética: o caminho certo!”, venceu a eleição para a composição do quadro de conselheiros efetivos e suplentes do Conselho Regional de Medicina do Paraná para a gestão 2008/2013. O resultado somente foi conhecido na noite de segunda-feira (18), depois de apurados os 11.428 sufrágios abrigados em 36 urnas, 23 delas da votação presencial em Curitiba e as outras 13 do voto pelo meio postal para as demais cidades do Estado. A disputa foi acirradíssima desde o início do escrutínio, terminando com a diferença de apenas 44 votos. Nos últimos 15 anos as eleições tinham sido com chapas de consenso.
A eleição presencial tinha ocorrido no dia 7 de agosto, mesma data-limite para postagem dos votos do Interior. Para permitir a chegada de todos os votos, devido ao acúmulo de correspondências nos Correios após a paralisação dos funcionários em julho, a Comissão Eleitoral decidiu retardar até esta semana o escrutínio, que começou por volta das 8h da manhã. Foram contabilizados 5.068 votos para a chapa 1 (44,35%) e 5.024 (43,96%) para a chapa 2, denominada “Renovação”. Ainda foram anotados 151 votos em branco e mais 1.185 nulos, grande parte devido ao decurso de prazo para postagem. De universo superior a 17 mil médicos paranaenses em atividade, 14.174 estavam em condições de votar. Deste total, 6.371 votaram em Curitiba. Outros 5.057 votaram por correspondência.
Propostas
O presidente da Comissão Eleitoral, Dr. Ali Zraik, exaltou a lisura do pleito, a postura ética e de harmonia dos candidatos, entendendo como “uma lição de democracia que só vem dignificar a profissão”. A chapa situacionista, encabeçada por Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho e Alexandre Gustavo Bley, e a oposicionista, que tinha à frente Carlos Ehlke Braga Filho e Mario Stival, mantiveram campanhas centradas em propostas e sem confrontos. Há prazo de três dias para interpelação judicial ou administrativa do resultado que, também, dependerá de homologação do Conselho Federal de Medicina.
Os 40 conselheiros eleitos assumem em 1.º de outubro, quando será indicada a diretoria para o primeiro mandato de 20 meses. Atual vice-presidente do CRM, o Prof. Dr. Miguel Hanna Sobrinho, da UFPR, deve ser eleito o próximo presidente. De acordo com os integrantes da chapa 1, há a possibilidade de que um de seus dois sucessores seja uma conselheira, o que seria a primeira mulher na presidência nos 50 anos de história de Conselho do Paraná. O grupo eleito tem entre suas propostas a integração das entidades médicas, oportunidades ao médico jovem, melhor remuneração no SUS e saúde suplementar, escolas médicas de qualidade, atenção à saúde e bem-estar do médico e incentivo à educação médica continuada.