O Encontro Paranaense de Saúde 2014 será realizado em Curitiba de 24 a 26 de setembro. Em sua quarta edição, o evento terá como tema central “Criando oportunidades na gestão de saúde”. Com participação de especialistas de renome de todo país, o objetivo é debater o atual momento sombrio do setor assistencial público e privado, onde a necessidade de qualidade crescente dos serviços contrasta com modelo remuneratório desestimulante, que leva ao desaparecimento de serviços hospitalares e ao desabastecimento.
Além de gestão e governança, estarão em debate outras questões de relevância para as perspectivas do setor, como segurança do paciente, judicialização da saúde, recursos humanos e relações do trabalho. A iniciativa é da Associação dos Hospitais do Paraná, com apoio da federação (Fehospar) e dos sindicatos regionais dos serviços de saúde, bem como do Conselho de Medicina do Paraná, Federação Brasileira de Hospitais e Confederação Nacional de Saúde.
A superintendente da ONA (Organização Nacional de Acreditação), Maria Carolina de Toledo Sivieiri Moreno, vai proferir a palestra magna do encontro, na sede do CRM-PR. A cerimônia de abertura terá as participações do presidente da Ahopar, Benno Kreisel, e dos dirigentes da CNS, Renato Merolli, da FBH, Luiz Aramicy Pinto, e da Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin de Andrade.
Dentre os demais palestrantes convidados estão Miguel Cendoroglo Neto, diretor técnico do Hospital Albert Einstein (SP); Fernando Andreatta Torelly, superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento (RS); Afonso José de Matos, diretor-presidente da Planisa; Luiz Fernando Busnardo, da Superintendência Regional do Trabalho; Luiz Eduardo Gunther, desembargador do TRT da 9.ª Região; João Pedro Gebran Neto, desembargador do TRF da 4.ª Região; Helidéa de Oliveira Lima, gestora de qualidade da Rede D’Or São Luiz; e Orestes Barroso Medeiros Pullin, vice-presidente da Unimed do Brasil.
As inscrições já estão abertas e há número limitado de vagas. Haverá entrega de certificado. Uma minifeira de produtos e serviços vai funcionar durante o encontro, com estandes do Paraná Banco, Uniprime, ISAE, Sesc/Senac, Brasanitas, Phillips/GHR, Qualirede, Construtora Baggio, Air Liquide e GRSA.
RETRATO DA CRISE
Citando pesquisa da Datafolha, de que 93% dos brasileiros estão insatisfeitos com a atenção à saúde, o presidente da Ahopar, Benno Kreisel, diz que este é o reflexo da crise que alcança o setor. Cita que a baixa remuneração no sistema público levou ao fechamento de mais de 5 mil leitos no Paraná, em menos de uma década, em proporção inversa ao crescimento populacional, e que a maioria dos hospitais que abastecem o SUS operam no “vermelho” . De acordo com o dirigente, parte da população foi buscar garantia na saúde suplementar, o que explica os 2,7 milhões de usuários no Estado. Contudo, diz, “a sangria financeira imposta pelos planos de saúde freou investimentos e fez inchar o sistema, obrigando até mesmo beneficiários a disputar vagas no estrangulado SUS”.
Com a deficiência dos serviços públicos, o número de usuários dos planos cresceu 18% no país, de 2009 para cá, chegando a mais de 50,3 milhões. Ao mesmo tempo, o número de leitos aumentou só 5%. Estimativa do setor hospitalar privado aponta que serão necessários investimentos de R$ 7,5 bilhões até 2016 para assegurar a demanda assistencial na área supletiva, mas que o cenário é de pessimismo. O presidente da Associação dos Hospitais critica as políticas de saúde que estão “matando” os serviços, deixando de provê-los com instrumentos de incentivo, como desonerações tributárias e linhas especiais de créditos para investimento.
Serviço:
Encontro Paranaense da Saúde 2014.
Data: 24 a 26 de setembro de 2014.
Local: Auditório do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre, Curitiba-PR).
Informações/Inscrições: encontro2014@fehospar.com.br
Fone: (41) 3254-1772.