As lideranças médicas e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estiveram reunidas na última sexta-feira (22) para discutir a adoção dos códigos e nomenclatura da CBHPM como referência para o sistema. O rol de procedimentos da ANS deve ser atualizado até o final do ano. Até o próximo mês, a proposta de atualização da lista de ações em saúde está sob consulta pública no site da agência. O Comitê de Padronização das Informações
De acordo com informações da AMB, 95% dos procedimentos que estão no rol da ANS fazem parte da CBHPM, já estando codificados. Ficará a cargo de a AMB codificar os 190 procedimentos que ainda não estão padronizados. As operadoras que participam do COPISS – Abramge, Fenasaúde, Unidas e Unimed do Brasil – apontaram, ainda, outros procedimentos que são praticados com freqüência, mas que não são contemplados pela CBHPM. A AMB deve analisar as ações juntos às Sociedades de Especialidade, decidindo pela inclusão ou justificando a negativa.
A ANS pretende criar, também, uma lista unificada de terminologia em saúde suplementar, independente do rol de cobertura mínima, contemplando todos os procedimentos médicos que constam da CBHPM e os procedimentos das demais profissões de saúde. A medida, segundo a AMB, “se faz necessária para a padronização das informações do setor”…