Cerca de 2.000 pessoas com Deficiência (PCD) – auditiva, visual, mental ou motora – participaram nesta sexta-feira (1) da Caminhada organizada pela Assessoria Especial de Assistência à Pessoa com Deficiência e da Pastoral da Pessoa com Deficiência. A caminhada faz parte da programação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado neste domingo (3) e celebrado pela primeira vez em Curitiba.
A Caminhada teve inicio na Praça Santos Andrade e avançou pelo calçadão da Rua XV até a Praça Osório, onde foram recebidos pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa. "A Prefeitura de Curitiba mantém uma assessoria especial para atendimento das pessoas com deficiência, com representantes das áreas visual, auditiva, mental e física", afirmou Fernanda.
A Assessoria Especial de Assistência a Pessoa com Deficiência fica na Praça Plínio Tourinho, na Vila Capanema, onde são feitas articulações para o atendimento de pessoas com alguma deficiência. Lá, recebem atenção e são encaminhadas aos programas sociais do município e para instituições sociais ligadas ao setor. É única do país que funciona com representatividade das áreas da deficiência.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mauro Nardini, que também participou da Caminhada, explica que os órgãos municipais de atendimento a Pessoa com Deficiência foram implementados na gestão do prefeito Beto Richa. "Tanto o Conselho, quanto a Assessoria Especial são órgãos ligados diretamente ao gabinete do prefeito e recebem atenção especial da FAS", garante Nardini.
O assessor especial de assistência à pessoa com deficiência física, Irajá de Brito Vaz, lembrou que o evento é de conscientização social, para permitir o acesso das pessoas com deficiência ao trabalho, transporte, saúde, cultura, educação e todos outros direitos humanos.
Quem também prestigiou o evento na XV foi o ator Marcos Frota, em Curitiba para as comemorações do Natal. Frota atuou na novela "América" como Jatobá, personagem que ficou conhecido por levantar as questões e dificuldades enfrentadas pela pessoa com deficiência visual. "Precisamos estar atento às questões dos deficientes, para permitir que estejam incluídos de forma indistinta em todas as atividades promovidas na sociedade", disse o ator.
A caminhada contou com a participação de todas as escolas especiais públicas e particulares e instituições que abrigam e atendem pessoas com deficiência. Aconteceu simultaneamente com outras Caminhadas promovidas em Brasília, Goiânia e São Paulo. Números da Organização das Nações Unidas (ONU), revelam que em Curitiba existem cerca de 160 mil pessoas com algum tipo de deficiência.